SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO........................................................................................................................................ | 2 |
1 | INTRODUÇÃO.................................................................................................................................. | 2 |
| 1.1 | CONSIDERAÇÕES INICIAIS .................................................................................................... | 2 |
2 | PROJETO 1868 DE ALLAN KARDEC ............................................................................................. | 2 |
| 2.1 | QUE É O “PROJETO 1868” DE ALLAN KARDEC? ................................................................. | 2 |
| 2.2 | QUAIS AS DIRETRIZES E AS CONSEQUÊNCIAS DO PROJETO 1868? ................................. | 2 |
| 2.3 | NECESSIDADE DO ESDE ........................................................................................................ | 3 |
3 | O QUE É O ESTUDO SISTEMATIZADO ...................................................................................... | 3 |
| 3.1 | CAMPANHA ............................................................................................................................. | 3 |
| 3.2 | OBJETIVOS DO DEPARTAMENTO DE ESTUDO SISTEMATIZADO ................................... | 4 |
| 3.3 | UM CURSO REGULAR DE ESPIRITISMO?............................................................................... | 5 |
| 3.4 | CONCEITOS ........................................................................... ................................................ | 5 |
| 3.5 | CARACTERÍSTICA ................................................................................................................... | 5 |
| 3.6 | METODOLOGIA ........................................................................... .......................................... | 6 |
4 | OBJETIVOS DO ESDE .................................................................................................................... | 7 |
5 | DINÂMICA DA CAMPANHA ......................................................................................................... | 8 |
| | |
6 | RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS ................................................................................... | 9 |
7 | MULTIPLICADORES ...................................................... .............................................................. | 13 |
8 | CONCLUSÃO .................................................................................................................................. | 14 |
9 | BIBLIOGRAFIA ......................... ...................................................................................................... | 15 |
| 9.1 | BIBLIOGRAFIA UTILIZADA .................................................................................................... | 15 |
| 9.2 | BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ........................................................................................ | 15 |
DEPARTAMENTO DE ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
MATERIAL PARA SENSIBILIZAÇÃO QUANTO A IMPORTÂNCIA DO ESDE
CAMPANHA DO ESDE PERMANENTE
1. INTRODUÇÃO
1.1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Com o LIVRO DOS ESPÍRITOS, primeira edição lançada em Paris, da data de 18 de abril de 1857, raiou para a humanidade a aurora de novos tempos de fé racional, iluminada pelo sol da Doutrina Espírita, obra redentora dos Espíritos Benfeitores, sob as bênçãos de Jesus.
Em verdade, o Espiritismo contém postulados profundamente renovadores que propiciam um maior e melhor entendimento sobre quem somos, de onde viemos, para onde vamos e quais os objetivos de nossa existência.
A abrangência e magnitude dos ensinamentos da Doutrina Espírita reclamam uma metodologia apropriada para o seu estudo organizado, sob orientação didática, que permita o correto entendimento de suas obras básicas e das que lhe são complementares. Essa necessidade já era notada por Allan Kardec, conforme consta em Obras Póstumas, 2ª Parte, Projeto 1868, Ensino Espírita.
2. PROJETO 1868 DE ALLAN KARDEC
2.1. QUE É O “PROJETO 1868” DE ALLAN KARDEC ?
Trata-se de um plano estratégico de propagação do espiritismo capaz de garantir sua unidade doutrinária.
“Um dos maiores obstáculos capazes de retardar a propagação da Doutrina seria a falta de unidade. O único meio de evitá-la, senão quanto ao presente, pelo menos quanto ao futuro, é formulá-la em todas as suas partes e até nos mais mínimos detalhes, com tanta precisão e clareza, que impossível se torne qualquer interpretação divergente.”
2.2 . Quais são as diretrizes e as consequências do plano estratégico
constante no Projeto 1868 ?
DIRETRIZES | CONSEQUÊNCIAS |
· Compreensão correta do Espiritismo. · Edificação do Espiritismo em bases sólidas, livre do arbítrio das interpretações · Propagação do Espiritismo de forma prudente. |
|
2.3. NECESSIDADE DO ESDE
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelha-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e as não cumprem, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” JESUS ( Mt.7 : 24 a 27 )
Esta passagem evangélica é bem conhecida. Ela nos faz pensar sobre a necessidade de estudarmos metodicamente a Doutrina Espírita. Consultando o dicionário Aurélio, encontramos: Prudente: “que tem ou revela prudência, comedido, cauteloso, previdente, precavido, circunspeto, sensato, judicioso, cordato, ponderado.” Temos aí então, uma gama extraordinária de posturas que podemos adotar, em vista das diversas situações que atuam em nós e sobre a nossa casa espírita, quando erguemos nossa casa sobre a rocha.
E quando erguemos a nossa casa sobre a areia? Quando acreditamos apenas pelo ouvir dizer nas palestras, pela leitura rápida de obras espíritas. Quando nos deixamos levar pela opinião de outrem, ou quando, enfim, não refletimos seriamente sobre os ensinos doutrinários.
O estudo constante da doutrina espírita, não é nenhuma novidade preconizada pelos órgãos unificadores, pelos centros espíritas ou por Kardec. É muito mais, uma necessidade já apontada pelo próprio Mestre dos Mestres. Saibamos, então, como erguer e edificar a nossa casa.
“Mais uma vez, asseguramos de público que o único móvel a inspirar-nos, no serviço a que nos empenhamos, é apenas o de encarecer o impositivo crescente do estudo sistematizado da obra de Allan Kardec - Construção basilar da Doutrina Espírita, a que o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo oferece cobertura perfeita -, a fim de que mantenhamos o ensinamento espírita indene da superstição e do fanatismo que aparecem, fatalmente, em todas as fecundações de exotismo e fantasia.”
Emmanuel - Seara dos Médiuns - FEB - Introdução
3. O QUE É O ESTUDO SISTEMATIZADO
3.1. CAMPANHA
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITAHISTÓRICO | |
1975 | Campanha “Comece pelo começo” - Em nível local. USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de S.Paulo. |
1977 | Mensagem Mediúnica - Estímulo à criação de uma “Grande Campanha” em torno da importância do Estudo das Obras Básicas da Doutrina Espírita - Angel Aguarod – FERGS “Cabe, pois, aos espíritas, responsáveis pelo Movimento Espírita, uma ampla tarefa de divulgação das obras básicas da Doutrina, promovendo um estudo sistemático, com chamada de atenção para os aspectos que estão colocados à margem, com graves prejuízos para a assimilação correta dos princípios e bases do Espiritismo e de sua missão”. Recomendaríamos, portanto, o estudo de um plano amplo no sentido de esclarecer os mais responsáveis pela dinamização do Movimento Espírita, da importância do estudo, da interpretação e da vivência do Espiritismo’. (Angel Aguarod - Cecília Rocha 1976 ) |
1978 | Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina EspíritaEm nível local / FERGS “Não é possível erigir um monumento doutrinário, como é o da Revelação Espírita, deixando-se levar, a cada dia, por idéias que sopram de todos os lados, sem direção, qual vendaval que tudo derruba na sua passagem”. Estamos sendo alertados do plano Mais Alto sobre esse aspecto do nosso Movimento, pois, dizem nossos superiores, se não nos fizermos vigilantes nesse sentido, em pouco tempo o Movimento Espírita, embora conservando o nome, nada terá de Espiritismo. Reiterando despretensiosa sugestão, recomendaríamos uma Grande Campanha, para usar nomenclatura moderna, em torno da importância do estudo das obras básicas da Doutrina Espírita. (Angel Aguarod) (Mensagem recebida pela médium Cecília Rocha) |
1983 | Campanha do Estudo Sistematizado da D. Espírita - - Em nível Nacional / FEB “Um programa de estudo sistematizado da Doutrina Espírita, sem nenhum demérito para todas as nobres tentativas que têm sido feitas ao largo dos anos, num esforço hercúleo para interessar os neófitos no conhecimento consciente da Nova Revelação, é o programa da atualidade sob a inspiração do Cristo”. (Adolfo Bezerra de Meneses - Divaldo P. Franco - Reunião CFN 27/11/83 - Sede da FEB ) |
1992 | INSTITUCIONALIZAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA - DESDE - DA UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA. NOV/92 - COFEMG Breve Histórico do DESDE -Em novembro de 1992 foi noticiada no COFEMG a criação do DESDE/UEM. De novembro de 92 a março de 93 foi formada a equipe que estaria encarregada de levar adiante as tarefas do Departamento. -Suas atividades foram iniciadas, formalmente, no dia 13.03.1993. |
3.2 OBJETIVOS DO DEPARTAMENTO DE ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA:
· Divulgar a Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
· Estudar sistematicamente a Doutrina Espírita e o Evangelho de Jesus, em clima fraterno, aprofundando os estudos das obras da Codificação Espírita, buscando vivenciar estes ensinamentos.
· Organizar, orientar na estruturação e Incentivar a implantação de Grupos de Estudos Sistematizado da Doutrina Espírita.
· Apoiar a manutenção de Grupos de ESDE já implantados.
Atuação do DESDE-UEM - O Departamento tem trabalhado diretamente com os CRE (Conselho Regional Espírita), através de seus Presidentes ou dos Responsáveis pelo ESDE nas Regiões, incentivando e sensibilizando para a implantação do Estudo e auxiliando no treinamento de multiplicadores do ESDE. O DESDE não atua diretamente na Casa Espírita, mas sim junto ao CRE. Desta forma, busca formar equipes nas regiões que, por sua vez, incentivarão as equipes das AME no trabalho direto com a Casa Espírita.
3.3 um Curso Regular de Espiritismo ?
“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias Espíritas e de desenvolver grande número de médiuns. Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do espiritismo e sobre suas conseqüências”
3.4. CONCEITOS
· Estudo: aplicação do espírito para aprender. Trabalhos que precedem a execução de um projeto.
· Estudar: aplicar a inteligência, para aprender. Dedicar-se à apreciação, analisar. Aplicar o espírito, a memória, a inteligência, para saber ou adquirir instrução ou conhecimento.
· Sistema: disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenado entre si, e que funcionam como estrutura organizada.
· Sistematizado: o que foi metodicamente agrupado, formando um corpo de doutrina.
· Estudo Sistematizado: estudo metódico, gradativo, partindo dos conceitos e princípios mais simples para os mais complexos.
· Estudo Sério: "O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá". Allan Kardec, Introdução (VIII) de O Livro dos Espíritos.
“Corre-nos, pois, o dever de estudar sempre, escolhendo o melhor para que as nossas idéias e exemplos reflitam as idéias e os exemplos dos paladinos da luz.”
Emmanuel. Pensamento e Vida. P. 26.
3.5. CARACTERÍSTICA
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” - Jesus - Jo 14:6
A característica principal do Estudo Sistematizado é a da participação de todos os interessados no processo de aprendizagem, através de estudos em grupo, da leitura e comentário das obras da codificação e subsidiárias, dos debates, da troca de idéias entre participantes, monitores e coordenadores. Todos somos aprendizes e todos podemos também ensinar. Não se trata, portanto, de um ciclo de estudos com palestras, exposições, mas de um envolvimento efetivo de todos os participantes, buscando o conhecimento e a consolação, objetivo maior da Doutrina Espírita, conforme podemos notar pelo texto de Allan Kardec abaixo transcrito.
“O Espiritismo progrediu principalmente depois que foi sendo mais bem compreendido na sua essência íntima, depois que lhe perceberam o alcance, porque tange a corda mais sensível do homem: a da sua felicidade, mesmo neste mundo. Aí a causa da sua propagação, o segredo da força que o fará triunfar. Enquanto a sua influência não atinge as massas, ele vai felicitando os que o compreendem. Mesmo os que nenhum fenômeno têm testemunhado, dizem: á parte esses fenômenos, há a filosofia, que me explica o que NENHUMA OUTRA me havia explicado. Nela encontro, por meio unicamente do raciocínio, uma solução racional para os problemas que nos mais alto grau interessam ao meu futuro. Ela me dá calma, firmeza, confiança; livra-me do tormento da incerteza. Ao lado de tudo isto, secundária se torna a questão dos fatos materiais”. Allan Kardec. O Livro dos Espíritos Conclusão-Item5.
“O estudo e a fixação do ensino espírita coloca-nos em condições de mais amplo discernimento da vida, dos homens e dos espíritos. Estudar sempre dá segurança à caminhada.”
(Estudar Sempre - cap.7 do livro Mediunidade e Evolução - Martins Peralva )
3.6. METODOLOGIA
3.5.1. DEFINIÇÃO
· Metodologia - (do gr. Méthodos, método + log (o) + ia). A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. Filos. Estudo dos métodos e, especialmente, dos métodos das ciências.
· Método - (do gr. Méthodos - caminho para chegar a um fim). Caminho pelo qual se atinge um objetivo.
“Método significa caminho para algo, uma ação encaminhada a um fim, um meio para conseguir um objetivo determinado”. [1]
“Os métodos didáticos sempre revelam uma determinada posição filosófica, psicológica, sociológica ou científica. (...) Método é um modo de conduzir a aprendizagem, buscando o desenvolvimento integral do educando, através de uma organização precisa de procedimentos que favoreçam a consecução dos propósitos estabelecidos.”[2]
“O que caracteriza em estudo sério é a continuidade que se lhe dá. Será de admirar que muitas vezes não se obtenha nenhuma resposta sensata a questões de si mesmas graves, quando propostas ao acaso e à queima roupa, em meio uma aluvião de outras extravagantes? Demais, sucede freqüentemente que, por complexa, uma questão, para ser elucidada, exige a solução de outras preliminares ou complementares. Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das idéias. Que adiantará aquele que, ao acaso, dirigir a um sábio perguntas acerca de uma ciência cujas primeiras palavras ignore? Poderá o próprio sábio, por maior que seja a sua boa vontade, dar-lhe respostas satisfatórias? A resposta isolada, que der, será forçosamente incompleta e quase sempre, por isso mesmo, ininteligível, ou parecerá absurda e contraditória. O mesmo ocorre em nossas relações com os Espíritos. Quem quiser com eles instruir-se tem que com eles fazer um curso; mas, exatamente como se procede entre nós, deverá escolher seus professores e trabalhar com assiduidade”
(L.E.-Introdução item VIII )
“Conhecer é patrocinar a libertação de nós mesmos, colocando-nos a caminho de novos horizontes na vida”.
Emmanuel. Pensamento e Vida. P. 26.
4. CONSEQUÊNCIAS DO ESDE
PRATICA DA CARIDADE
REFORMA ÍNTIMA
PUREZA DOUTRINÁRIA
FÉ RACIOCINADA
EDUCAÇÃO MEDIÚNICA
ESPÍRITAS CONSCIENTES
FORMAÇÃO DE EXPOSITORES
Podemos ainda desdobrar os consequências do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita da seguinte forma:
· Prática da Caridade - I Coríntios 13:1 - “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.”
· Reforma íntima - Mateus 5:48 - “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”.
· Pureza Doutrinária - Marcos 3:24 e 25 - “Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.”
· Desenvolvimento da fé raciocinada - João 8:32 - “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
· Favorecimento da Educação Mediúnica - I Coríntios 12:1 - “A respeito dos dons espirituais não quero, irmãos, que sejais ignorantes”.
· Espíritas Conscientes - Mateus 5:37 - “Seja porém a tua palavra: Sim, sim; não não.”
· Formação de Expositores da Doutrina - Efésios 4:29 - “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem”.
· Difusão das idéias espíritas - João 14:16 e 26 - “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”. “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”
- DINÂMICA DA CAMPANHA
| FEB Û CFN Ý ß | |
| FEDERATIVA Ý ß | |
| CONSELHOS REGIONAIS ESPÍRITAS Ý ß AMES Ý ß | |
| CASAS ESPÍRITAS | |
Projeto de Divulgação Permanente do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita no Estado de Minas Gerais
O Projeto de divulgação foi lançado no III ENESDE (Encontro Estadual de Coordenadores do ESDE), realizado em Barbacena em 17/05/03, com o objetivo de revitalizar a Campanha de Divulgação do Estudo Sistematizado em Minas Gerais.
Identificamos todas as Casas do Estado através de mala-direta e foram confeccionadas correspondências com a apresentação dos objetivos e características do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, bem como o material didático-pedagógico utilizado. Foram anexados nas correspondências folders comemorativos aos 20 anos de lançamento da Campanha de Divulgação do ESDE, com o intuito de sensibilizar as Casas Espíritas quanto à importância da implantação do Estudo.
Acreditamos que esta proposta seja o primeiro passo de uma longa estrada, pois a próxima etapa será a preparação de lideranças localizadas em vários pontos do Estado e que estarão à frente deste trabalho.
6. RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS (Roteiros de Estudos do ESDE)
PROGRAMA FUNDAMENTAL – TOMO I
SUMÁRIO
Conteúdo Programático
Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo
Rot. 1 – O contexto histórico do século XIX na Europa
Rot. 2 – Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto
Rot. 3 – Tríplice aspecto da Doutrina Espírita
Rot. 4 – Pontos principais da Doutrina Espírita
Módulo II – A Codificação Espírita
Rot. 1 – Fenômenos mediúnicos que antecederam a Codificação: Hydesville e mesas girantes
Rot. 2 – Allan Kardec: o professor e o codificador
Rot. 3 – Metodologia e critérios utilizados na Codificação Espírita
Rot. 4 – Obras básicas
Módulo III – Deus
Rot. 1 – Existência de Deus
Rot. 2 – Provas da existência de Deus
Rot. 3 – Atributos da divindade
Rot. 4 – A providência divina
Módulo IV – Existência e Sobrevivência do Espírito
Rot. 1 – Perispírito: conceito
Rot. 2 – Origem e natureza do Espírito
Rot. 3 – Provas da existência e da sobrevivência do Espírito
Rot. 4 – Progressão dos Espíritos
Módulo V – Comunicabilidade dos Espíritos
Rot. 1 – Influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos, e nos acontecimentos da vida
Rot. 2 – Mediunidade e médium
Rot. 3 – Mediunidade com Jesus
Módulo VI – Reencarnação
Rot. 1 – Fundamentos e finalidades da reencarnação
Rot. 2 – Provas da reencarnação
Rot. 3 – Retorno à vida corporal: o planejamento reencarnatório
Rot. 4 – Retorno à vida corporal: união da alma ao corpo
Rot. 5 – Retorno à vida corporal: a infância
Rot. 6 – O esquecimento do passado: justificativas da sua necessidade
Módulo VII – Pluralidade dos Mundos Habitados
Rot. 1 – O fluido cósmico universal
Rot. 2 – Elementos gerais do Universo: espírito e matéria
Rot. 3 – Formação dos mundos e dos seres vivos
Rot. 4 – Os reinos da natureza: mineral, vegetal, animal e hominal
Rot. 5 – Diferentes categorias de mundos habitados
Rot. 6 – Encarnação nos diferentes mundos
Rot. 7 – A Terra: mundo de expiação e provas
Módulo VIII – Lei Divina ou Natural
Rot. 1 – Lei natural: definição e caracteres
Rot. 2 – O bem e o mal
Módulo IX – Lei de Adoração
Rot. 1 – Adoração: significado e objetivo
Rot. 2 – A prece: importância, eficácia e ação
Rot. 3 – Evangelho no lar
PROGRAMA FUNDAMENTAL – TOMO II
SUMÁRIO
Conteúdo Programático
Módulo X – Lei de Liberdade
Rot. 1 – Liberdade de pensar e liberdade de consciência
Rot. 2 – Livre-arbítrio e responsabilidade
Rot. 3 – Livre-arbítrio e fatalidade
Rot. 4 – O princípio de ação e reação
Módulo XI – Lei do Progresso
Rot. 1 – Progresso intelectual e progresso moral
Rot. 2 – Influência do Espiritismo no progresso da Humanidade
Módulo XII – Lei de Sociedade e Lei do Trabalho
Rot. 1 – Necessidade da vida social
Rot. 2 – Vida em família e laços de parentesco
Rot. 3 – Necessidade do trabalho
Rot. 4 – Limite do trabalho e do repouso
Módulo XIII – Lei de Destruição e Lei de Conservação
Rot. 1 – Destruição necessária e destruição abusiva
Rot. 2 – Flagelos destruidores
Rot. 3 – Instinto e inteligência
Rot. 4 – O necessário e o supérfluo
Módulo XIV – Lei de Igualdade
Rot. 1 – Igualdade natural e desigualdade de aptidões
Rot. 2 – Desigualdades sociais. Igualdade de direitos do homem e da mulher
Rot. 3 – Desigualdades das riquezas: as provas da riqueza e da pobreza
Módulo XV – Lei de Reprodução
Rot. 1 – Casamento e celibato
Rot. 2 – Obstáculos à reprodução
Rot. 3 – O aborto
Módulo XVI – Lei de Justiça, Amor e Caridade
Rot. 1 – Justiça e direitos naturais
Rot. 2 – Caridade e amor ao próximo
Módulo XVII – A Perfeição Moral
Rot. 1 – Os caracteres da perfeição moral
Rot. 2 – Conhecimento de si mesmo
Rot. 3 – O homem de bem
Módulo XVIII – Esperanças e Consolações
Rot. 1 – Penas e gozos terrestres
Rot. 2 – Penas e gozos futuros
PROGRAMA COMPLEMENTAR – TOMO ÚNICO
Conteúdo Programático
Módulo I – Vida no Mundo Espiritual
Rot. 1 – O fenômeno da morte
Rot. 2 – Perturbação espiritual
Rot. 3 – Ensaio teórico das sensações e percepções dos Espíritos
Rot. 4 – Espíritos errantes. Sorte das crianças depois da morte
Rot. 5 – Esferas espirituais da Terra e mundos transitórios
Rot. 6 – Ocupações e missões dos Espíritos
Rot. 7 – Relações no além-túmulo: simpatias e antipatias
Rot. 8 – Afeição que os Espíritos votam a certas pessoas. Espíritos Protetores
Rot. 9 – Escolha das provas
Módulo II – Fluidos e Perispírito
Rot 1 – Natureza, propriedades e qualidades dos fluidos
Rot. 2 – Perispírito: formação, propriedades e funções
Rot. 3 – Criações fluídicas
Rot. 4 – Magnetismo: conceito e aplicação
Módulo III – O Fenômeno da Intercomunicação Mediúnica
Rot. 1 – O fenômeno mediúnico através dos tempos
Rot. 2 – Os médiuns precursores
Rot. 3 – Mecanismos das comunicações mediúnicas
Rot. 4 – Natureza das comunicações mediúnicas
Rot. 5 – As evocações e as comunicações espontâneas dos Espíritos
Módulo IV – Dos Médiuns
Rot. 1 – Classificação e características dos médiuns
Rot. 2 – Mediunidade nas crianças
Rot. 3 – A influência moral do médium e do meio nas comunicações mediúnicas
Módulo V – Da Prática Mediúnica
Rot. 1 – Qualidades essenciais ao médium
Rot. 2 – Identificação das fontes de comunicação mediúnica
Rot. 3 – Contradições e mistificações
Rot. 4 – Animismo
Rot. 5 – O exercício irregular da mediunidade
Módulo VI – Obsessão e Desobsessão
Rot. 1 – Conceito, causas e graus
Rot. 2 – O processo obsessivo: o obsessor e o obsidiado
Rot. 3 – Obsessão e loucura
Rot. 4 – Desobsessão
Módulo VII – Fenômenos de Emancipação da Alma
Rot. 1 – Sono e sonhos
Rot. 2 – Letargia e catalepsia
Rot. 3 – Sonambulismo, êxtase e dupla vista
Módulo VIII – A Evolução do Pensamento Religioso
Rot. 1 – Politeísmo
Rot. 2 – Moisés e o Decálogo
Rot. 3 – Jesus e o Evangelho
Rot. 4 – A Revelação Espírita
Rot. 5 – Espiritismo: o Consolador prometido por Jesus
Rot. 6 – O Espiritismo e Doutrinas Espiritualistas
Módulo IX – Movimento Espírita e Unificação
Rot. 1 – Movimento Espírita: conceito e objetivo
Rot. 2 – Unificação: conceito, bases e estrutura
Rot. 3 – O Centro Espírita: conceito e objetivo
7. MULTIPLICADORES
“Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois, seriamente queira conhecê-lo deve, como primeira condição, dispor-se a um estudo sério e persuadir-se de que ele não pode, como nenhuma outra ciência, ser aprendido a brincar”.
Allan Kardec “O Livro dos Médiuns”, Capítulo III - Do Método.
Todos somos testemunhas em espírito, da real preocupação do Espírito da Verdade quanto ao encaminhamento da Doutrina Espírita.
Cabe agora uma avaliação da cota de trabalho que compete a cada um de nós na multiplicação da semente do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
Coordenadores e Coordenados, são todos, discípulos a caminho da própria ascensão, sublimando a inteligência para que o Reino de Deus se estabeleça em definitivo nos corações.
***
“E destas coisas sois vós testemunhas.” Lc.24:48
Nos últimos capítulos dos 4 Evangelistas a análise principal é relativa à ascensão de Jesus, definindo claramente um planejamento de trabalho para seus discípulos.
***
“Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.” Mt.28:19 ***
As nações representam os vários setores do nosso movimento, que ainda não possuem a semente em suas terras, ou as mesmas necessitam do trabalho do arado orientador, que renova concepções pelo amor, que delega funções, ou que arregimenta recursos imprescindíveis da edificação.
***
“E ele lhes disse: Lançai a rede para a banda direita do barco, e achareis.” Jo.21:6
O imperativo para o lançamento para a banda da direita, ou aquela que esta preparada pelo Pescador de Almas.
Sabemos das infinitas dificuldades, mas o bom trabalhador é aquele que cumpre o que o seu senhor lhe orienta, não contestando ou mesmo postergando o trabalho, sabendo que o resultado do investimento é do senhor.
Não permite, que o personalismo nasça do lado esquerdo, tentando advogar em causa própria, e busca através da humildade e da prudência, lançar a rede com amor aliada este ato à fé raciocinada, no rumo certo da felicidade que outorga o salário real.
***
“Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes, e, sendo tantos, não se rompeu a rede.” Jo 21:11
Multiplicar é um ato de amor na dinâmica da vida. Multiplicar o alimento para o espírito faminto, é manifestação da misericórdia infinita em nossas vidas.
***
“E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram.” Mc.16:20
Ao trabalho, Amigos!!!!
“Difundir, entre os núcleos interessados, as resoluções práticas das concentrações doutrinárias, de modo a não deixá-las em reduzido círculo de companheiros ou na poeira do esquecimento”. (Conduta Espírita - A Luiz - Cap.17)
8. CONCLUSÃO
“Não temos, pois, outro objetivo que não seja demonstrar a nossa necessidade de estudo metódico da obra de Kardec, não só para lhe penetrarmos a essência redentora, como também para que lhe estendamos a grandeza em novas facetas do pensamento, na convicção de que outros companheiros de tarefa comparecerão à liça, suprindo-nos as deficiências naturais, com estudos mais altos dos temas renovadores trazidos ao mundo pelo apóstolo de Lião”.
Emmanuel - Religião dos Espíritos - FEB – Introdução
ESDE uma proposta de amor
“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” João 8:32
9. BIBLIOGRAFIA
9.1. - BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
ANTUNES, Celso. MANUAL DE TÉCNICAS DE DINÂMICA DE GRUPO DE SENSIBILIZAÇÃO DE LUDOPEDAGOGIA. Petrópolis. Ed. Vozes, 1987.
Apostila Relações Interpessoais - CEMIG
Apostila Capacitação do Instrutor - Curso de Reciclagem para Coordenadores do E.S.D.E. - Goiânia/GO - Federação Espírita Pernambucana.
Apostila de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita da Federação Espírita do Rio Grande do Sul/Departamento Doutrinário.
Apostila de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita da União Espírita Mineira/DESDE.
Apostila Liderança de Reuniões. Instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira. 1974
Apostila Técnicas de Chefia. ICNPF - Faculdade Ciência Contábeis e Administrativas. 1974
Dicionário Aurélio. Ed.Nova Fronteira.
GAGNÉ, R. COMO SE REALIZA A APRENDIZAGEM. Rio, Ao Livro Técnico, 1971.
KARDEC, Allan. O LIVRO DOS ESPÍRITOS.. Rio, FEB, 1992. 72a. Ed.
KARDEC, Allan. O LIVRO DOS MÉDIUNS, Rio, FEB, 1991, 58a. Ed.
KARDEC, Allan. OBRAS PÓSTUMAS, Rio, FEB, 1987. 22a. Ed.
LOBO, Ney. FILOSOFIA ESPÍRITA DA EDUCAÇÃO.. V. 1. Rio. FEB. 1989.
Mini Dicionário Aurélio - 2a. Edição - Ed. Nova Fronteira.
Novo Testamento.
REINER, Dóli. ENSINANDO A ENSINAR. Rio, Casa Imagem Editorial, 1995.
SANT’ANA, Ilza Martins e MENEGOLLA, Maximiliano. DIDÁTICA: APRENDER A ENSINAR. SP. Ed. Loyola. 1991
WEIL, Pierre. RELAÇÕES HUMANAS. NA FAMÍLIA E NO TRABALHO. Petrópolis, Vozes, 1989
XAVIER, Francisco C. PENSAMENTO E VIDA. Pelo Espírito Emmanuel. Rio, FEB, 1987, 8a. Ed.
9.2. - BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANTUNES, Celso. MANUAL DE TÉCNICAS DE DINÂMICA DE GRUPO, DE SENSIBILIZAÇÃO, DE LUDOPEDAGOGIA. Petrópolis, Vozes, 1987. 8a. Ed.
Editorial “O Centro Espírita e o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita”. REFORMADOR. Junho/1995
Federação Espírita Brasileira. CURSO DE EXPOSITORES DA DOUTRINA ESPÍRITA,. APOSTILA DE DIDÁTICA, APOSTILA DE TÉCNICAS DE ENSINO
Federação Espírita Brasileira. MANUAL DE ORIENTAÇÃO da Campanha de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
FRITZEN, Silvino José. EXERCÍCIOS PRÁTICOS DE DINÂMICA DE GRUPO. Petrópolis, Vozes, 1981. 9a. Ed. ( 2 volumes)
MINICUCCI, Agostinho. DINÂMICA DE GRUPO. SP, Ed. Atlas, 1987
União Espírita Mineira. MANUAL DE TÉCNICAS DE ESTUDO. Departamento de Infância e Juventude/DIJ
XAVIER, Francisco C. “Ajudar a Vida Mental”. IN: FONTE VIVA. Pelo Espírito Emmanuel. Rio, FEB, 1988, 16a. Ed.
XAVIER, Francisco C. “Convite ao Estudo”. IN: PALAVRAS DE VIDA ETERNA. Pelo Espírito Emmanuel. Uberaba. Edição CEC, 1988. 11a. Ed.
XAVIER, Francisco C. “Educa”. IN: FONTE VIVA. Pelo Espírito Emmanuel. Rio, FEB. 1988. 16a. ed.
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