quarta-feira, 3 de novembro de 2010

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO........................................................................................................................................

2

1

INTRODUÇÃO..................................................................................................................................

2

1.1

CONSIDERAÇÕES INICIAIS ....................................................................................................

2

2

PROJETO 1868 DE ALLAN KARDEC .............................................................................................

2

2.1

QUE É O “PROJETO 1868” DE ALLAN KARDEC? .................................................................

2

2.2

QUAIS AS DIRETRIZES E AS CONSEQUÊNCIAS DO PROJETO 1868? .................................

2

2.3

NECESSIDADE DO ESDE ........................................................................................................

3

3

O QUE É O ESTUDO SISTEMATIZADO ......................................................................................

3

3.1

CAMPANHA .............................................................................................................................

3

3.2

OBJETIVOS DO DEPARTAMENTO DE ESTUDO SISTEMATIZADO ...................................

4

3.3

UM CURSO REGULAR DE ESPIRITISMO?...............................................................................

5

3.4

CONCEITOS ........................................................................... ................................................

5

3.5

CARACTERÍSTICA ...................................................................................................................

5

3.6

METODOLOGIA ........................................................................... ..........................................

6

4

OBJETIVOS DO ESDE ....................................................................................................................

7

5

DINÂMICA DA CAMPANHA .........................................................................................................

8

6

RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS ...................................................................................

9

7

MULTIPLICADORES ...................................................... ..............................................................

13

8

CONCLUSÃO ..................................................................................................................................

14

9

BIBLIOGRAFIA ......................... ......................................................................................................

15

9.1

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA ....................................................................................................

15

9.2

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ........................................................................................

15

DEPARTAMENTO DE ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA

MATERIAL PARA SENSIBILIZAÇÃO QUANTO A IMPORTÂNCIA DO ESDE

CAMPANHA DO ESDE PERMANENTE

1. INTRODUÇÃO

1.1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Com o LIVRO DOS ESPÍRITOS, primeira edição lançada em Paris, da data de 18 de abril de 1857, raiou para a humanidade a aurora de novos tempos de fé racional, iluminada pelo sol da Doutrina Espírita, obra redentora dos Espíritos Benfeitores, sob as bênçãos de Jesus.

Em verdade, o Espiritismo contém postulados profundamente renovadores que propiciam um maior e melhor entendimento sobre quem somos, de onde viemos, para onde vamos e quais os objetivos de nossa existência.

A abrangência e magnitude dos ensinamentos da Doutrina Espírita reclamam uma metodologia apropriada para o seu estudo organizado, sob orientação didática, que permita o correto entendimento de suas obras básicas e das que lhe são complementares. Essa necessidade já era notada por Allan Kardec, conforme consta em Obras Póstumas, 2ª Parte, Projeto 1868, Ensino Espírita.

2. PROJETO 1868 DE ALLAN KARDEC

2.1. QUE É O “PROJETO 1868” DE ALLAN KARDEC ?

Trata-se de um plano estratégico de propagação do espiritismo capaz de garantir sua unidade doutrinária.

“Um dos maiores obstáculos capazes de retardar a propagação da Doutrina seria a falta de unidade. O único meio de evitá-la, senão quanto ao presente, pelo menos quanto ao futuro, é formulá-la em todas as suas partes e até nos mais mínimos detalhes, com tanta precisão e clareza, que impossível se torne qualquer interpretação divergente.”

2.2 . Quais são as diretrizes e as consequências do plano estratégico

constante no Projeto 1868 ?

DIRETRIZES

CONSEQUÊNCIAS

· Compreensão correta do Espiritismo.

· Edificação do Espiritismo em bases sólidas, livre do arbítrio das interpretações

· Propagação do Espiritismo de forma prudente.

  • Conhecimento doutrinário

  • Pureza e unidade doutrinárias

  • Neutralização dos antagonismos e habilidade na administração de conflitos doutrinários.

2.3. NECESSIDADE DO ESDE

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelha-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e as não cumprem, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” JESUS ( Mt.7 : 24 a 27 )

Esta passagem evangélica é bem conhecida. Ela nos faz pensar sobre a necessidade de estudarmos metodicamente a Doutrina Espírita. Consultando o dicionário Aurélio, encontramos: Prudente: “que tem ou revela prudência, comedido, cauteloso, previdente, precavido, circunspeto, sensato, judicioso, cordato, ponderado.” Temos aí então, uma gama extraordinária de posturas que podemos adotar, em vista das diversas situações que atuam em nós e sobre a nossa casa espírita, quando erguemos nossa casa sobre a rocha.

E quando erguemos a nossa casa sobre a areia? Quando acreditamos apenas pelo ouvir dizer nas palestras, pela leitura rápida de obras espíritas. Quando nos deixamos levar pela opinião de outrem, ou quando, enfim, não refletimos seriamente sobre os ensinos doutrinários.

O estudo constante da doutrina espírita, não é nenhuma novidade preconizada pelos órgãos unificadores, pelos centros espíritas ou por Kardec. É muito mais, uma necessidade já apontada pelo próprio Mestre dos Mestres. Saibamos, então, como erguer e edificar a nossa casa.

“Mais uma vez, asseguramos de público que o único móvel a inspirar-nos, no serviço a que nos empenhamos, é apenas o de encarecer o impositivo crescente do estudo sistematizado da obra de Allan Kardec - Construção basilar da Doutrina Espírita, a que o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo oferece cobertura perfeita -, a fim de que mantenhamos o ensinamento espírita indene da superstição e do fanatismo que aparecem, fatalmente, em todas as fecundações de exotismo e fantasia.”

Emmanuel - Seara dos Médiuns - FEB - Introdução

3. O QUE É O ESTUDO SISTEMATIZADO

3.1. CAMPANHA

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA

HISTÓRICO

1975

Campanha “Comece pelo começo” - Em nível local. USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de S.Paulo.

1977

Mensagem Mediúnica - Estímulo à criação de uma “Grande Campanha” em torno da importância do Estudo das Obras Básicas da Doutrina Espírita - Angel Aguarod – FERGS

“Cabe, pois, aos espíritas, responsáveis pelo Movimento Espírita, uma ampla tarefa de divulgação das obras básicas da Doutrina, promovendo um estudo sistemático, com chamada de atenção para os aspectos que estão colocados à margem, com graves prejuízos para a assimilação correta dos princípios e bases do Espiritismo e de sua missão”.

Recomendaríamos, portanto, o estudo de um plano amplo no sentido de esclarecer os mais responsáveis pela dinamização do Movimento Espírita, da importância do estudo, da interpretação e da vivência do Espiritismo’. (Angel Aguarod - Cecília Rocha 1976 )

1978

Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Em nível local / FERGS

“Não é possível erigir um monumento doutrinário, como é o da Revelação Espírita, deixando-se levar, a cada dia, por idéias que sopram de todos os lados, sem direção, qual vendaval que tudo derruba na sua passagem”.

Estamos sendo alertados do plano Mais Alto sobre esse aspecto do nosso Movimento, pois, dizem nossos superiores, se não nos fizermos vigilantes nesse sentido, em pouco tempo o Movimento Espírita, embora conservando o nome, nada terá de Espiritismo.

Reiterando despretensiosa sugestão, recomendaríamos uma Grande Campanha, para usar nomenclatura moderna, em torno da importância do estudo das obras básicas da Doutrina Espírita.

(Angel Aguarod) (Mensagem recebida pela médium Cecília Rocha)

1983

Campanha do Estudo Sistematizado da D. Espírita - - Em nível Nacional / FEB

“Um programa de estudo sistematizado da Doutrina Espírita, sem nenhum demérito para todas as nobres tentativas que têm sido feitas ao largo dos anos, num esforço hercúleo para interessar os neófitos no conhecimento consciente da Nova Revelação, é o programa da atualidade sob a inspiração do Cristo”.

(Adolfo Bezerra de Meneses - Divaldo P. Franco - Reunião CFN 27/11/83 - Sede da FEB )

1992

INSTITUCIONALIZAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA - DESDE - DA UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA. NOV/92 - COFEMG

Breve Histórico do DESDE

-Em novembro de 1992 foi noticiada no COFEMG a criação do DESDE/UEM. De novembro de 92 a março de 93 foi formada a equipe que estaria encarregada de levar adiante as tarefas do Departamento.

-Suas atividades foram iniciadas, formalmente, no dia 13.03.1993.

3.2 OBJETIVOS DO DEPARTAMENTO DE ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA:

· Divulgar a Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.

· Estudar sistematicamente a Doutrina Espírita e o Evangelho de Jesus, em clima fraterno, aprofundando os estudos das obras da Codificação Espírita, buscando vivenciar estes ensinamentos.

· Organizar, orientar na estruturação e Incentivar a implantação de Grupos de Estudos Sistematizado da Doutrina Espírita.

· Apoiar a manutenção de Grupos de ESDE já implantados.

Atuação do DESDE-UEM - O Departamento tem trabalhado diretamente com os CRE (Conselho Regional Espírita), através de seus Presidentes ou dos Responsáveis pelo ESDE nas Regiões, incentivando e sensibilizando para a implantação do Estudo e auxiliando no treinamento de multiplicadores do ESDE. O DESDE não atua diretamente na Casa Espírita, mas sim junto ao CRE. Desta forma, busca formar equipes nas regiões que, por sua vez, incentivarão as equipes das AME no trabalho direto com a Casa Espírita.

3.3 um Curso Regular de Espiritismo ?

“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias Espíritas e de desenvolver grande número de médiuns. Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do espiritismo e sobre suas conseqüências”

3.4. CONCEITOS

· Estudo: aplicação do espírito para aprender. Trabalhos que precedem a execução de um projeto.

· Estudar: aplicar a inteligência, para aprender. Dedicar-se à apreciação, analisar. Aplicar o espírito, a memória, a inteligência, para saber ou adquirir instrução ou conhecimento.

· Sistema: disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenado entre si, e que funcionam como estrutura organizada.

· Sistematizado: o que foi metodicamente agrupado, formando um corpo de doutrina.

· Estudo Sistematizado: estudo metódico, gradativo, partindo dos conceitos e princípios mais simples para os mais complexos.

· Estudo Sério: "O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá". Allan Kardec, Introdução (VIII) de O Livro dos Espíritos.

Corre-nos, pois, o dever de estudar sempre, escolhendo o melhor para que as nossas idéias e exemplos reflitam as idéias e os exemplos dos paladinos da luz.”

Emmanuel. Pensamento e Vida. P. 26.

3.5. CARACTERÍSTICA

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” - Jesus - Jo 14:6

A característica principal do Estudo Sistematizado é a da participação de todos os interessados no processo de aprendizagem, através de estudos em grupo, da leitura e comentário das obras da codificação e subsidiárias, dos debates, da troca de idéias entre participantes, monitores e coordenadores. Todos somos aprendizes e todos podemos também ensinar. Não se trata, portanto, de um ciclo de estudos com palestras, exposições, mas de um envolvimento efetivo de todos os participantes, buscando o conhecimento e a consolação, objetivo maior da Doutrina Espírita, conforme podemos notar pelo texto de Allan Kardec abaixo transcrito.

“O Espiritismo progrediu principalmente depois que foi sendo mais bem compreendido na sua essência íntima, depois que lhe perceberam o alcance, porque tange a corda mais sensível do homem: a da sua felicidade, mesmo neste mundo. Aí a causa da sua propagação, o segredo da força que o fará triunfar. Enquanto a sua influência não atinge as massas, ele vai felicitando os que o compreendem. Mesmo os que nenhum fenômeno têm testemunhado, dizem: á parte esses fenômenos, há a filosofia, que me explica o que NENHUMA OUTRA me havia explicado. Nela encontro, por meio unicamente do raciocínio, uma solução racional para os problemas que nos mais alto grau interessam ao meu futuro. Ela me dá calma, firmeza, confiança; livra-me do tormento da incerteza. Ao lado de tudo isto, secundária se torna a questão dos fatos materiais”. Allan Kardec. O Livro dos Espíritos Conclusão-Item5.

“O estudo e a fixação do ensino espírita coloca-nos em condições de mais amplo discernimento da vida, dos homens e dos espíritos. Estudar sempre dá segurança à caminhada.”

(Estudar Sempre - cap.7 do livro Mediunidade e Evolução - Martins Peralva )

3.6. METODOLOGIA

3.5.1. DEFINIÇÃO

· Metodologia - (do gr. Méthodos, método + log (o) + ia). A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. Filos. Estudo dos métodos e, especialmente, dos métodos das ciências.

· Método - (do gr. Méthodos - caminho para chegar a um fim). Caminho pelo qual se atinge um objetivo.

Método significa caminho para algo, uma ação encaminhada a um fim, um meio para conseguir um objetivo determinado”. [1]

Os métodos didáticos sempre revelam uma determinada posição filosófica, psicológica, sociológica ou científica. (...) Método é um modo de conduzir a aprendizagem, buscando o desenvolvimento integral do educando, através de uma organização precisa de procedimentos que favoreçam a consecução dos propósitos estabelecidos.”[2]

“O que caracteriza em estudo sério é a continuidade que se lhe dá. Será de admirar que muitas vezes não se obtenha nenhuma resposta sensata a questões de si mesmas graves, quando propostas ao acaso e à queima roupa, em meio uma aluvião de outras extravagantes? Demais, sucede freqüentemente que, por complexa, uma questão, para ser elucidada, exige a solução de outras preliminares ou complementares. Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das idéias. Que adiantará aquele que, ao acaso, dirigir a um sábio perguntas acerca de uma ciência cujas primeiras palavras ignore? Poderá o próprio sábio, por maior que seja a sua boa vontade, dar-lhe respostas satisfatórias? A resposta isolada, que der, será forçosamente incompleta e quase sempre, por isso mesmo, ininteligível, ou parecerá absurda e contraditória. O mesmo ocorre em nossas relações com os Espíritos. Quem quiser com eles instruir-se tem que com eles fazer um curso; mas, exatamente como se procede entre nós, deverá escolher seus professores e trabalhar com assiduidade

(L.E.-Introdução item VIII )

Conhecer é patrocinar a libertação de nós mesmos, colocando-nos a caminho de novos horizontes na vida”.

Emmanuel. Pensamento e Vida. P. 26.

4. CONSEQUÊNCIAS DO ESDE

PRATICA DA CARIDADE
REFORMA ÍNTIMA
PUREZA DOUTRINÁRIA
FÉ RACIOCINADA
EDUCAÇÃO MEDIÚNICA
ESPÍRITAS CONSCIENTES
FORMAÇÃO DE EXPOSITORES

Podemos ainda desdobrar os consequências do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita da seguinte forma:

· Prática da Caridade - I Coríntios 13:1 - “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.”

· Reforma íntima - Mateus 5:48 - “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”.

· Pureza Doutrinária - Marcos 3:24 e 25 - “Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.”

· Desenvolvimento da fé raciocinada - João 8:32 - “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

· Favorecimento da Educação Mediúnica - I Coríntios 12:1 - “A respeito dos dons espirituais não quero, irmãos, que sejais ignorantes”.

· Espíritas Conscientes - Mateus 5:37 - “Seja porém a tua palavra: Sim, sim; não não.”

· Formação de Expositores da Doutrina - Efésios 4:29 - “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem”.

· Difusão das idéias espíritas - João 14:16 e 26 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”. Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

  1. DINÂMICA DA CAMPANHA

FEB Û CFN

Ý ß

FEDERATIVA

Ý ß

CONSELHOS REGIONAIS ESPÍRITAS

Ý ß

AMES

Ý ß

CASAS ESPÍRITAS

Projeto de Divulgação Permanente do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita no Estado de Minas Gerais

O Projeto de divulgação foi lançado no III ENESDE (Encontro Estadual de Coordenadores do ESDE), realizado em Barbacena em 17/05/03, com o objetivo de revitalizar a Campanha de Divulgação do Estudo Sistematizado em Minas Gerais.

Identificamos todas as Casas do Estado através de mala-direta e foram confeccionadas correspondências com a apresentação dos objetivos e características do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, bem como o material didático-pedagógico utilizado. Foram anexados nas correspondências folders comemorativos aos 20 anos de lançamento da Campanha de Divulgação do ESDE, com o intuito de sensibilizar as Casas Espíritas quanto à importância da implantação do Estudo.

Acreditamos que esta proposta seja o primeiro passo de uma longa estrada, pois a próxima etapa será a preparação de lideranças localizadas em vários pontos do Estado e que estarão à frente deste trabalho.

6. RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS (Roteiros de Estudos do ESDE)

PROGRAMA FUNDAMENTAL – TOMO I

SUMÁRIO

Conteúdo Programático

Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo

Rot. 1 – O contexto histórico do século XIX na Europa

Rot. 2 – Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto

Rot. 3 – Tríplice aspecto da Doutrina Espírita

Rot. 4 – Pontos principais da Doutrina Espírita

Módulo II – A Codificação Espírita

Rot. 1 – Fenômenos mediúnicos que antecederam a Codificação: Hydesville e mesas girantes

Rot. 2 – Allan Kardec: o professor e o codificador

Rot. 3 – Metodologia e critérios utilizados na Codificação Espírita

Rot. 4 – Obras básicas

Módulo III – Deus

Rot. 1 – Existência de Deus

Rot. 2 – Provas da existência de Deus

Rot. 3 – Atributos da divindade

Rot. 4 – A providência divina

Módulo IV – Existência e Sobrevivência do Espírito

Rot. 1 – Perispírito: conceito

Rot. 2 – Origem e natureza do Espírito

Rot. 3 – Provas da existência e da sobrevivência do Espírito

Rot. 4 – Progressão dos Espíritos

Módulo V – Comunicabilidade dos Espíritos

Rot. 1 – Influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos, e nos acontecimentos da vida

Rot. 2 – Mediunidade e médium

Rot. 3 – Mediunidade com Jesus

Módulo VI – Reencarnação

Rot. 1 – Fundamentos e finalidades da reencarnação

Rot. 2 – Provas da reencarnação

Rot. 3 – Retorno à vida corporal: o planejamento reencarnatório

Rot. 4 – Retorno à vida corporal: união da alma ao corpo

Rot. 5 – Retorno à vida corporal: a infância

Rot. 6 – O esquecimento do passado: justificativas da sua necessidade

Módulo VII – Pluralidade dos Mundos Habitados

Rot. 1 – O fluido cósmico universal

Rot. 2 – Elementos gerais do Universo: espírito e matéria

Rot. 3 – Formação dos mundos e dos seres vivos

Rot. 4 – Os reinos da natureza: mineral, vegetal, animal e hominal

Rot. 5 – Diferentes categorias de mundos habitados

Rot. 6 – Encarnação nos diferentes mundos

Rot. 7 – A Terra: mundo de expiação e provas

Módulo VIII – Lei Divina ou Natural

Rot. 1 – Lei natural: definição e caracteres

Rot. 2 – O bem e o mal

Módulo IX – Lei de Adoração

Rot. 1 – Adoração: significado e objetivo

Rot. 2 – A prece: importância, eficácia e ação

Rot. 3 – Evangelho no lar

PROGRAMA FUNDAMENTAL – TOMO II

SUMÁRIO

Conteúdo Programático

Módulo X – Lei de Liberdade

Rot. 1 – Liberdade de pensar e liberdade de consciência

Rot. 2 – Livre-arbítrio e responsabilidade

Rot. 3 – Livre-arbítrio e fatalidade

Rot. 4 – O princípio de ação e reação

Módulo XI – Lei do Progresso

Rot. 1 – Progresso intelectual e progresso moral

Rot. 2 – Influência do Espiritismo no progresso da Humanidade

Módulo XII – Lei de Sociedade e Lei do Trabalho

Rot. 1 – Necessidade da vida social

Rot. 2 – Vida em família e laços de parentesco

Rot. 3 – Necessidade do trabalho

Rot. 4 – Limite do trabalho e do repouso

Módulo XIII – Lei de Destruição e Lei de Conservação

Rot. 1 – Destruição necessária e destruição abusiva

Rot. 2 – Flagelos destruidores

Rot. 3 – Instinto e inteligência

Rot. 4 – O necessário e o supérfluo

Módulo XIV – Lei de Igualdade

Rot. 1 – Igualdade natural e desigualdade de aptidões

Rot. 2 – Desigualdades sociais. Igualdade de direitos do homem e da mulher

Rot. 3 – Desigualdades das riquezas: as provas da riqueza e da pobreza

Módulo XV – Lei de Reprodução

Rot. 1 – Casamento e celibato

Rot. 2 – Obstáculos à reprodução

Rot. 3 – O aborto

Módulo XVI – Lei de Justiça, Amor e Caridade

Rot. 1 – Justiça e direitos naturais

Rot. 2 – Caridade e amor ao próximo

Módulo XVII – A Perfeição Moral

Rot. 1 – Os caracteres da perfeição moral

Rot. 2 – Conhecimento de si mesmo

Rot. 3 – O homem de bem

Módulo XVIII – Esperanças e Consolações

Rot. 1 – Penas e gozos terrestres

Rot. 2 – Penas e gozos futuros

PROGRAMA COMPLEMENTAR – TOMO ÚNICO

Conteúdo Programático

Módulo I – Vida no Mundo Espiritual

Rot. 1 – O fenômeno da morte

Rot. 2 – Perturbação espiritual

Rot. 3 Ensaio teórico das sensações e percepções dos Espíritos

Rot. 4 – Espíritos errantes. Sorte das crianças depois da morte

Rot. 5 – Esferas espirituais da Terra e mundos transitórios

Rot. 6 – Ocupações e missões dos Espíritos

Rot. 7 – Relações no além-túmulo: simpatias e antipatias

Rot. 8 Afeição que os Espíritos votam a certas pessoas. Espíritos Protetores

Rot. 9 – Escolha das provas

Módulo II – Fluidos e Perispírito

Rot 1 – Natureza, propriedades e qualidades dos fluidos

Rot. 2 – Perispírito: formação, propriedades e funções

Rot. 3 – Criações fluídicas

Rot. 4 – Magnetismo: conceito e aplicação

Módulo III – O Fenômeno da Intercomunicação Mediúnica

Rot. 1 – O fenômeno mediúnico através dos tempos

Rot. 2 – Os médiuns precursores

Rot. 3 – Mecanismos das comunicações mediúnicas

Rot. 4 – Natureza das comunicações mediúnicas

Rot. 5 – As evocações e as comunicações espontâneas dos Espíritos

Módulo IV – Dos Médiuns

Rot. 1 – Classificação e características dos médiuns

Rot. 2 – Mediunidade nas crianças

Rot. 3 – A influência moral do médium e do meio nas comunicações mediúnicas

Módulo V – Da Prática Mediúnica

Rot. 1 – Qualidades essenciais ao médium

Rot. 2 – Identificação das fontes de comunicação mediúnica

Rot. 3 – Contradições e mistificações

Rot. 4 – Animismo

Rot. 5 – O exercício irregular da mediunidade

Módulo VI – Obsessão e Desobsessão

Rot. 1 – Conceito, causas e graus

Rot. 2 – O processo obsessivo: o obsessor e o obsidiado

Rot. 3 – Obsessão e loucura

Rot. 4 – Desobsessão

Módulo VII – Fenômenos de Emancipação da Alma

Rot. 1 – Sono e sonhos

Rot. 2 – Letargia e catalepsia

Rot. 3 – Sonambulismo, êxtase e dupla vista

Módulo VIII – A Evolução do Pensamento Religioso

Rot. 1Politeísmo

Rot. 2 – Moisés e o Decálogo

Rot. 3 – Jesus e o Evangelho

Rot. 4 – A Revelação Espírita

Rot. 5 – Espiritismo: o Consolador prometido por Jesus

Rot. 6 – O Espiritismo e Doutrinas Espiritualistas

Módulo IX – Movimento Espírita e Unificação

Rot. 1Movimento Espírita: conceito e objetivo

Rot. 2 – Unificação: conceito, bases e estrutura

Rot. 3 – O Centro Espírita: conceito e objetivo

7. MULTIPLICADORES

“Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois, seriamente queira conhecê-lo deve, como primeira condição, dispor-se a um estudo sério e persuadir-se de que ele não pode, como nenhuma outra ciência, ser aprendido a brincar”.

Allan Kardec “O Livro dos Médiuns”, Capítulo III - Do Método.

Todos somos testemunhas em espírito, da real preocupação do Espírito da Verdade quanto ao encaminhamento da Doutrina Espírita.

Cabe agora uma avaliação da cota de trabalho que compete a cada um de nós na multiplicação da semente do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.

Coordenadores e Coordenados, são todos, discípulos a caminho da própria ascensão, sublimando a inteligência para que o Reino de Deus se estabeleça em definitivo nos corações.

***

“E destas coisas sois vós testemunhas.” Lc.24:48

Nos últimos capítulos dos 4 Evangelistas a análise principal é relativa à ascensão de Jesus, definindo claramente um planejamento de trabalho para seus discípulos.

***

“Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.” Mt.28:19 ***

As nações representam os vários setores do nosso movimento, que ainda não possuem a semente em suas terras, ou as mesmas necessitam do trabalho do arado orientador, que renova concepções pelo amor, que delega funções, ou que arregimenta recursos imprescindíveis da edificação.

***

“E ele lhes disse: Lançai a rede para a banda direita do barco, e achareis.” Jo.21:6

O imperativo para o lançamento para a banda da direita, ou aquela que esta preparada pelo Pescador de Almas.

Sabemos das infinitas dificuldades, mas o bom trabalhador é aquele que cumpre o que o seu senhor lhe orienta, não contestando ou mesmo postergando o trabalho, sabendo que o resultado do investimento é do senhor.

Não permite, que o personalismo nasça do lado esquerdo, tentando advogar em causa própria, e busca através da humildade e da prudência, lançar a rede com amor aliada este ato à fé raciocinada, no rumo certo da felicidade que outorga o salário real.

***

“Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes, e, sendo tantos, não se rompeu a rede.” Jo 21:11

Multiplicar é um ato de amor na dinâmica da vida. Multiplicar o alimento para o espírito faminto, é manifestação da misericórdia infinita em nossas vidas.

***

“E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram.” Mc.16:20

Ao trabalho, Amigos!!!!

“Difundir, entre os núcleos interessados, as resoluções práticas das concentrações doutrinárias, de modo a não deixá-las em reduzido círculo de companheiros ou na poeira do esquecimento”. (Conduta Espírita - A Luiz - Cap.17)

8. CONCLUSÃO

“Não temos, pois, outro objetivo que não seja demonstrar a nossa necessidade de estudo metódico da obra de Kardec, não só para lhe penetrarmos a essência redentora, como também para que lhe estendamos a grandeza em novas facetas do pensamento, na convicção de que outros companheiros de tarefa comparecerão à liça, suprindo-nos as deficiências naturais, com estudos mais altos dos temas renovadores trazidos ao mundo pelo apóstolo de Lião”.

Emmanuel - Religião dos Espíritos - FEB – Introdução

ESDE uma proposta de amor



“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” João 8:32

9. BIBLIOGRAFIA

9.1. - BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

ANTUNES, Celso. MANUAL DE TÉCNICAS DE DINÂMICA DE GRUPO DE SENSIBILIZAÇÃO DE LUDOPEDAGOGIA. Petrópolis. Ed. Vozes, 1987.

Apostila Relações Interpessoais - CEMIG

Apostila Capacitação do Instrutor - Curso de Reciclagem para Coordenadores do E.S.D.E. - Goiânia/GO - Federação Espírita Pernambucana.

Apostila de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita da Federação Espírita do Rio Grande do Sul/Departamento Doutrinário.

Apostila de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita da União Espírita Mineira/DESDE.

Apostila Liderança de Reuniões. Instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira. 1974

Apostila Técnicas de Chefia. ICNPF - Faculdade Ciência Contábeis e Administrativas. 1974

Dicionário Aurélio. Ed.Nova Fronteira.

GAGNÉ, R. COMO SE REALIZA A APRENDIZAGEM. Rio, Ao Livro Técnico, 1971.

KARDEC, Allan. O LIVRO DOS ESPÍRITOS.. Rio, FEB, 1992. 72a. Ed.

KARDEC, Allan. O LIVRO DOS MÉDIUNS, Rio, FEB, 1991, 58a. Ed.

KARDEC, Allan. OBRAS PÓSTUMAS, Rio, FEB, 1987. 22a. Ed.

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[1] SANT’ANA, Ilza Martins e MENEGOLLA, Maximiliano. DIDÁTICA: APRENDER A ENSINAR. SP. Ed. Loyola. 1991. P. 45.

[2] idem, ibidem , p. 46

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