TEMA: LEI DA IGUALDADE – SOMOS TODOS FILHOS DE DEUS
1. SUBSÍDIOS
- O Evangelho Segundo o Espiritismo
Allan Kardec
- O Livro dos Espíritos
Livro Terceiro – Capítulo IX – Lei da Igualdade
Obs: Ao utilizar a literatura espírita não esquecer que o objetivo do nosso trabalho é passar o evangelho e a moral cristã para todas as religiões, dessa forma não devemos citar conceitos espíritas, respeitando a opção religiosa de todos os nossos evangelizados.
2. DESENVOLVIMENTO – “O SAPO E A COBRA” – LENDA AFRICANA
Esta fábula do folclore africano faz-nos refletir sobre como o mundo seria melhor sem os preconceitos que afastam as pessoas.
Era uma vez um sapinho que encontrou um bicho comprido, fino, brilhante e colorido deitado no caminho.
- Olá! O que você está fazendo estirada na estrada?
- Estou me esquentando aqui no sol. Sou uma cobrinha e você?
- Um sapo. Vamos brincar?
E eles brincaram a manhã toda no mato.
- Vou ensinar você a subir na árvore se enroscando e deslizando sobre o tronco - disse a cobra..
E eles subiram.
Ficaram com fome e foram embora, cada um para a sua casa, prometendo se encontrar no dia seguinte.
- Obrigada por me ensinar a pular.
- Obrigado por me ensinar a subir na árvore.
Em casa o sapinho mostrou para a sua mãe que sabia rastejar.
- Quem ensinou isso a você?
- A cobra minha amiga.
- Você não sabe que a família da cobra não é gente boa? Eles têm veneno.
Você está proibido de brincar com cobras. E também de rastejar por aí. Não fica bem.
Em casa a cobrinha mostrou a mãe que sabia pular.
- Quem ensinou isso a você?
- O sapo meu amigo.
- Que besteira! Você não sabe que a gente nunca se deu com a família do
sapo e…bom apetite! E para de pular. Nós cobras não fazemos isso.
No dia seguinte cada um ficou no seu canto.
- Acho que não posso rastejar com você hoje – pensou o sapo.
A cobrinha olhou, lembrou do conselho da mãe e pensou: “Se chegar perto, eu pulo e o devoro”.
Mas lembrou-se da alegria da véspera e dos pulos que aprendeu com o sapinho. Suspirou e deslizou para o mato.
Daquele dia em diante, o sapinho e a cobrinha não brincaram mais juntos. Mas ficaram sempre no sol, pensando no único dia em que foram amigos…
3. SUGESTÕES
1. Utilizar o flanelógrafo, cartazes, marionetes.
2. Explicar as crianças o que uma Lenda, uma Fábula.
3. Fazer perguntas sobre o entendimento da História
4. Explicar que todos somos filhos de um mesmo Deus, portanto somos irmãos. Deus não vê as diferenças de classe, cor e sexo. Essas diferenças foram criadas por homens egoístas que se achavam melhores que os outros. Eles não entendiam o significado da palavra Irmãos e da Igualdade.
5. Para fixação pode-se fazer dobraduras, cobras de meia, utilizar argila para modelagem.
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