AULINHA PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL
Tema: Livre arbítrio
Base doutrinária para o Evangelizador: Evangelho segundo o espiritismo, livro dos espíritos
Objetivos:* levar as crianças a entenderem que livre arbítrio significa liberdade de escolha.
· Que através de nossas escolhas podemos ir para o lado do Bem ou do Mal
· Devemos sempre procurar bons pensamentos que nos levem a uma aproximação com Deus
ATIVIDADES INICIAIS
Canto
Prece inicial
INTRODUÇÃO DO TEMA: Introduzir o tema através de perguntas como:
O que você gosta de comer?
E de vestir?
Qual sua diversão preferida?
Você come e veste o que você gosta ou é obrigada a fazer o que não quer?
Você gosta de tomar remédio?
Se tivesse que escolher entre tomar por um mês um remédio muito ruim e um injeção muito dolorida ou ficar preso em uma cama por causa de uma doença, o que escolheria?
Se você não quiser tomar um remédio e seus pais o obrigar a tomar para sarar da tosse, você terá que tomar contra a vontade. O que acha da atitude de seus pais?
DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Reconhecendo que todos temos a liberdade de pensar e de agir, devemos prestar atenção para a nossa liberdade de escolha daquilo que nos convém dentre tudo aquilo que temos liberdade de fazer.
ATIVIDADES INICIAIS
Canto
Prece inicial
INTRODUÇÃO DO TEMA: Introduzir o tema através de perguntas como:
O que você gosta de comer?
E de vestir?
Qual sua diversão preferida?
Você come e veste o que você gosta ou é obrigada a fazer o que não quer?
Você gosta de tomar remédio?
Se tivesse que escolher entre tomar por um mês um remédio muito ruim e um injeção muito dolorida ou ficar preso em uma cama por causa de uma doença, o que escolheria?
Se você não quiser tomar um remédio e seus pais o obrigar a tomar para sarar da tosse, você terá que tomar contra a vontade. O que acha da atitude de seus pais?
DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Reconhecendo que todos temos a liberdade de pensar e de agir, devemos prestar atenção para a nossa liberdade de escolha daquilo que nos convém dentre tudo aquilo que temos liberdade de fazer.
A marca dessa liberdade é exatamente a responsabilidade. Não existe livre- arbítrio sem responsabilidade.
Livre- arbítrio pressupõe conscientização do uso da liberdade.Responsabilidade pelos próprios atos. Avaliação daquilo que convém ou não convém fazer.
Deus, não obriga ninguém a fazer nada ; Jesus veio a terra e apresentou suas lições como propostas de mudança de atitude para as criaturas, deixando que cada uma decida como lhe ordenasse a própria consciência.
O Mestre, cuja amplitude de livre- arbítrio nem concebemos, poderia, na cruz, ter destruído todos os seus inimigos. Ele tinha poderes e liberdade para isso, mas decidiu por deixar- nos uma mensagem de não-agressão, por isso temos o Evangelho.
FIXAÇÃO E AVALIAÇÃO: Exercício certo ou errado.
Farei algumas afirmativas para as crianças e elas deverão bater palma uma vez se estiver certo e duas vezes se estiver errado ( caso alguma pense de maneira errada, fazê- la refletir novamente)
Ø Uma pessoa que está com uma doença no estômago diz que tem que se conformar pois foi Deus que lhe deu esta doença.
Ø Você escolhe ajudar sua mãe para depois brincar.
Ø Um garoto se revolta contra o pai que lhe pôs de castigo por ter quebrado a vidraça da casa do vizinho.
Ø Paulo vê um cão doente na rua e o chuta.
Ø Há um mendigo com muita fome na porta de minha casa e eu lhe dou um prato de comida.
Ø Fico com raiva da minha mãe porque não concordo com ela
ATIVIDADE FINAL: * Pedir que escolha entre desenhar em uma folha de papel o que mais gostam ou então que construam objetos que quiserem, com massinha.
PRECE FINAL
AUTORIA DESCONHECIDA
FIXAÇÃO E AVALIAÇÃO: Exercício certo ou errado.
Farei algumas afirmativas para as crianças e elas deverão bater palma uma vez se estiver certo e duas vezes se estiver errado ( caso alguma pense de maneira errada, fazê- la refletir novamente)
Ø Uma pessoa que está com uma doença no estômago diz que tem que se conformar pois foi Deus que lhe deu esta doença.
Ø Você escolhe ajudar sua mãe para depois brincar.
Ø Um garoto se revolta contra o pai que lhe pôs de castigo por ter quebrado a vidraça da casa do vizinho.
Ø Paulo vê um cão doente na rua e o chuta.
Ø Há um mendigo com muita fome na porta de minha casa e eu lhe dou um prato de comida.
Ø Fico com raiva da minha mãe porque não concordo com ela
ATIVIDADE FINAL: * Pedir que escolha entre desenhar em uma folha de papel o que mais gostam ou então que construam objetos que quiserem, com massinha.
PRECE FINAL
AUTORIA DESCONHECIDA
Obrigado minha irmã pela idéia da aula.Deus lhe abençõe. junior Aracaju-se
ResponderExcluirÓtima sua proposta de aula, minha mãe esta começando agora como doutrinadora infantil e eu estou ajudando ela,gostei mto da ideia de desenvolvimento desta aula,que os espíritos de luz de abençoem hoje e sempre.
ResponderExcluirMaria Luiza.