AULA PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL SOBRE CHICO XAVIER
Prece inicial
Objetivos da aula: proporcionar aos evangelizadores conhecimento do legado dessa notável figura da humanidade, relatando exemplos de sua dignidade, de seu idealismo, de seu amor ao próximo e à natureza.
É, pois, de responsabilidade dos educadores despertar nos corações infanto-juvenis a ânsia por conhecer uma personalidade tão notável que foi o nosso querido Chico Xavier, a fim de que o tenham como espelho de vida, referência segura na construção de uma sociedade justa e fraterna. Uma alma lúcida e esclarecida que dedicou toda uma existência a nobres ideais, com exemplos de perseverança e trabalho e prol da humanidade.
Primeiro momento: esclarecer que a aula é em homenagem a uma notável personalidade que deixou um grande legado para a humanidade. Que dedicou toda uma existência a nobres ideais, tais como: caridade, solidariedade, perseverança, trabalho, amor ao próximo e à natureza. Ele estaria completando 100 anos no dia 02 de abril de 2010 se ainda estivesse encarnado e a única forma que poderíamos retribuir tantos gestos de amor, seria tê-lo como exemplo em nossas vidas. Perguntar se alguém arrisca um palpite, de quem se trata.
Segundo momento: questionar, aguardando as respostas (o evangelizador deverá deixar as respostas nº 02 e 03 em aberto, caso os evangelizandos não saibam responder, para que no decorrer da aula (quarto momento), eles respondam a partir dos esclarecimentos do evangelizador.
01 - Quem foi Chico Xavier? (Contar em breve relato, como foi a vida do Chico desde a infância até os dias de seu desencarne, mostrando uma foto de Chico).
02 - Qual sua missão?
03 - Como ele vivenciou o Espiritismo?
Terceiro momento: contar a história O Valor da Oração.
Quarto momento: oportunizar um momento para análise da mensagem da história, ressaltando o valor e a ação da prece, os benefícios que nos traz a prece, quando devemos fazê-la, o que devemos pedir, etc, e em seguida fazer os seguintes questionamentos:
v Porque Chico conseguiu trilhar um caminho tão reto e obter ajuda para poder ajudar os mais necessitados? Porque Chico sabia o poder que tinha a prece, então vivia em constante oração, e com isso adquiria paciência, coragem, boas idéias, resignação e fé para realizar sua missão aqui na Terra que era vivenciar o Espiritismo: amando ao próximo sob todas a coisas. Praticando o bem o bem retornava para ele; era auxiliado pelos Espíritos superiores, sintonizava com eles. Chico praticava a caridade em todas as suas formas, material, gestual, mediúnica, passiva, verbal, mental; sempre tinha uma palavra amiga, um abraço, um carinho a ofertar.
v Qual era então a missão de Chico Xavier? Vivenciar em seu dia-a-dia todas as lições que Jesus nos ensinou e que a Doutrina Espírita veio nos confirmar. Psicografou muitos livros ditados pelos Espíritos superiores para auxiliar no nosso progresso moral.
v Como ele vivenciou o Espiritismo? Amando a Deus e ao próximo acima de todas as coisas. Praticando o “Fora da caridade não há salvação”, conforme o ensinamento de O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XV.
v Sabemos então agora qual a principal fonte, de onde Chico retirou energias para superar todos os obstáculos que lhe vinha a frente e ter sucesso em sua missão: Qual é ? A Prece.
v Qual foi o motivo que levou Chico a se interessar pelo estudo do Espiritismo? Aos 17 anos, devido a distúrbios psíquicos apresentados por sua irmã Maria Xavier, não tendo cura através da medicina tradicional e por ser um caso de obsessão, o tratamento foi feito através da terapia espírita.
v Qual a finalidade da renda obtida com a venda dos livros por ele psicografados? Doações para obras de caridade para auxílio aos necessitados.
v Pedir para que citem algumas lições dadas a Chico por seus amigos espirituais? Paciência; disciplina, humildade, obediência a vontade de Deus; resignação, fé em Jesus.
Quinto momento: sugestões de aspectos que podem ser abordados da vida de Chico, com base nos subsídios para o evangelizador:
² Sua infância como exemplo de sofrimento igual ao de muitas crianças.
² A importância da disciplina em tudo que fazemos.
² A importância de solucionar problemas sem conflitos.
² Não recorrer a privilégios para obter êxito em nossas necessidades.
² Seu trabalho profissional como exemplo de que toda profissão exercida com dignidade é a melhor forma de ganharmos o sustento de cada dia.
² Sua tarefa mediúnica como a mais produtiva em qualidade e quantidade para o Espiritismo após a codificação.
² A importância de sua encarnação para o Espiritismo e para o Brasil (Pátria do Evangelho).
Sexto momento: algumas curiosidades que o evangelizador pode relatar.
J Em pesquisa realizada pela revista Veja (10/1/1.996) Chico Xavier foi o único religioso entre as 20 pessoas mais lembradas pelos brasileiros — 66%— como capaz de lhes dar alegria e felicidade.
J Em 1981, ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, com milhões de assinaturas. Não recebeu a premiação, mas tem sido alvo, no Brasil, de inequívoca manifestação de carinho e reconhecimento como autêntico homem da paz. O traço marcante de Chico Xavier era o seu amor pela humanidade. Partilhamos da assertiva de Gandhi: "quando um único homem chega à plenitude do amor, neutraliza o ódio de muitos milhões". É por isso que, apesar de toda a tentativa de se anular, fugindo a qualquer posição de destaque, Chico Xavier era o líder diferente que influi, transforma e redime, tornando menos árida a vida humana, pelo poder inexplicável do amor e da humildade.
Sétimo momento - sugestão de atividade: o evangelizador deverá levar material para confeccionar cartões, pedindo que cada evangelizando faça seu cartão de aniversário para Chico, uma pequena homenagem para demonstrarmos nossa gratidão por tudo que ele fez por nós (no término da aula, os evangelizandos poderão colocar seus cartões no mural de recados da evangelização).
Outra sugestão é distribuir papeis coloridos para que os evangelizandos escrevam algo que aprederam na aula ou uma mensagem para o Chico, após fazer um único cartão da turma.
Objetivos da aula: proporcionar aos evangelizadores conhecimento do legado dessa notável figura da humanidade, relatando exemplos de sua dignidade, de seu idealismo, de seu amor ao próximo e à natureza.
É, pois, de responsabilidade dos educadores despertar nos corações infanto-juvenis a ânsia por conhecer uma personalidade tão notável que foi o nosso querido Chico Xavier, a fim de que o tenham como espelho de vida, referência segura na construção de uma sociedade justa e fraterna. Uma alma lúcida e esclarecida que dedicou toda uma existência a nobres ideais, com exemplos de perseverança e trabalho e prol da humanidade.
Primeiro momento: esclarecer que a aula é em homenagem a uma notável personalidade que deixou um grande legado para a humanidade. Que dedicou toda uma existência a nobres ideais, tais como: caridade, solidariedade, perseverança, trabalho, amor ao próximo e à natureza. Ele estaria completando 100 anos no dia 02 de abril de 2010 se ainda estivesse encarnado e a única forma que poderíamos retribuir tantos gestos de amor, seria tê-lo como exemplo em nossas vidas. Perguntar se alguém arrisca um palpite, de quem se trata.
Segundo momento: questionar, aguardando as respostas (o evangelizador deverá deixar as respostas nº 02 e 03 em aberto, caso os evangelizandos não saibam responder, para que no decorrer da aula (quarto momento), eles respondam a partir dos esclarecimentos do evangelizador.
01 - Quem foi Chico Xavier? (Contar em breve relato, como foi a vida do Chico desde a infância até os dias de seu desencarne, mostrando uma foto de Chico).
02 - Qual sua missão?
03 - Como ele vivenciou o Espiritismo?
Terceiro momento: contar a história O Valor da Oração.
Quarto momento: oportunizar um momento para análise da mensagem da história, ressaltando o valor e a ação da prece, os benefícios que nos traz a prece, quando devemos fazê-la, o que devemos pedir, etc, e em seguida fazer os seguintes questionamentos:
v Porque Chico conseguiu trilhar um caminho tão reto e obter ajuda para poder ajudar os mais necessitados? Porque Chico sabia o poder que tinha a prece, então vivia em constante oração, e com isso adquiria paciência, coragem, boas idéias, resignação e fé para realizar sua missão aqui na Terra que era vivenciar o Espiritismo: amando ao próximo sob todas a coisas. Praticando o bem o bem retornava para ele; era auxiliado pelos Espíritos superiores, sintonizava com eles. Chico praticava a caridade em todas as suas formas, material, gestual, mediúnica, passiva, verbal, mental; sempre tinha uma palavra amiga, um abraço, um carinho a ofertar.
v Qual era então a missão de Chico Xavier? Vivenciar em seu dia-a-dia todas as lições que Jesus nos ensinou e que a Doutrina Espírita veio nos confirmar. Psicografou muitos livros ditados pelos Espíritos superiores para auxiliar no nosso progresso moral.
v Como ele vivenciou o Espiritismo? Amando a Deus e ao próximo acima de todas as coisas. Praticando o “Fora da caridade não há salvação”, conforme o ensinamento de O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XV.
v Sabemos então agora qual a principal fonte, de onde Chico retirou energias para superar todos os obstáculos que lhe vinha a frente e ter sucesso em sua missão: Qual é ? A Prece.
v Qual foi o motivo que levou Chico a se interessar pelo estudo do Espiritismo? Aos 17 anos, devido a distúrbios psíquicos apresentados por sua irmã Maria Xavier, não tendo cura através da medicina tradicional e por ser um caso de obsessão, o tratamento foi feito através da terapia espírita.
v Qual a finalidade da renda obtida com a venda dos livros por ele psicografados? Doações para obras de caridade para auxílio aos necessitados.
v Pedir para que citem algumas lições dadas a Chico por seus amigos espirituais? Paciência; disciplina, humildade, obediência a vontade de Deus; resignação, fé em Jesus.
Quinto momento: sugestões de aspectos que podem ser abordados da vida de Chico, com base nos subsídios para o evangelizador:
² Sua infância como exemplo de sofrimento igual ao de muitas crianças.
² A importância da disciplina em tudo que fazemos.
² A importância de solucionar problemas sem conflitos.
² Não recorrer a privilégios para obter êxito em nossas necessidades.
² Seu trabalho profissional como exemplo de que toda profissão exercida com dignidade é a melhor forma de ganharmos o sustento de cada dia.
² Sua tarefa mediúnica como a mais produtiva em qualidade e quantidade para o Espiritismo após a codificação.
² A importância de sua encarnação para o Espiritismo e para o Brasil (Pátria do Evangelho).
Sexto momento: algumas curiosidades que o evangelizador pode relatar.
J Em pesquisa realizada pela revista Veja (10/1/1.996) Chico Xavier foi o único religioso entre as 20 pessoas mais lembradas pelos brasileiros — 66%— como capaz de lhes dar alegria e felicidade.
J Em 1981, ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, com milhões de assinaturas. Não recebeu a premiação, mas tem sido alvo, no Brasil, de inequívoca manifestação de carinho e reconhecimento como autêntico homem da paz. O traço marcante de Chico Xavier era o seu amor pela humanidade. Partilhamos da assertiva de Gandhi: "quando um único homem chega à plenitude do amor, neutraliza o ódio de muitos milhões". É por isso que, apesar de toda a tentativa de se anular, fugindo a qualquer posição de destaque, Chico Xavier era o líder diferente que influi, transforma e redime, tornando menos árida a vida humana, pelo poder inexplicável do amor e da humildade.
Sétimo momento - sugestão de atividade: o evangelizador deverá levar material para confeccionar cartões, pedindo que cada evangelizando faça seu cartão de aniversário para Chico, uma pequena homenagem para demonstrarmos nossa gratidão por tudo que ele fez por nós (no término da aula, os evangelizandos poderão colocar seus cartões no mural de recados da evangelização).
Outra sugestão é distribuir papeis coloridos para que os evangelizandos escrevam algo que aprederam na aula ou uma mensagem para o Chico, após fazer um único cartão da turma.
Prece de encerramento
Sugestão: terceiro ciclo e juventude.
Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Centro Espírita Fé, Amor e Caridade - Campo Grande/MS.
Sugestão: terceiro ciclo e juventude.
Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Centro Espírita Fé, Amor e Caridade - Campo Grande/MS.
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