segunda-feira, 5 de abril de 2010

AULA - LEI DE REPRODUÇÃO (PARA OS MENORES)



Objetivo informativo: Informar a criança que a lei de reprodução é uma lei natural, ou seja, uma lei de Deus, que serve para dar continuidade à vida na Terra.

Objetivo formativo: Levar a criança a compreender a necessidade da reprodução das espécies para sua evolução.

Desenvolvimento: Se o homem das cavernas não tivesse se interessado em trabalhar (construir instrumentos para caça, vestimenta, plantio, formado famílias...) como seríamos hoje?

Continuaríamos primitivos, como nos velhos tempos.

Mas hoje as coisas não são assim, o que vocês sabem que progrediu daquela época para os dias de hoje?

Existem duas formas que devemos progredir, vocês se lembram?

Uma é a inteligência e a outra é o sentimento.

*De que maneira podemos progredir em inteligência?

*De que maneira podemos progredir em sentimentos?

Levar todos a um zoológico (imaginário) entregar uma folha em branco e lápis, pedir que desenhem um animal, ir a um jardim botânico (imaginário) e desenhar uma planta.

No início da humanidade existiam plantas?

E animais? E hoje, continuam existindo plantas e animais?

Há quanto tempo será que cada espécie de animal que vocês desenharam existe?

E como é que estas espécies ainda existem até hoje? (Conduzir a resposta para que seja pela reprodução)

Deus, quando criou este planeta e todos os seres vivos que existem, ele criou tb. uma Lei para que estes seres vivos pudessem se multiplicar e não acabarem. È a Lei de Reprodução.

O que é preciso para que estes animais que vcs. desenharam continuem existindo na Terra?

E as plantas? (macho e fêmea)

*O que é preciso para que nós seres humanos continuemos existindo na Terra? (homem e mulher).

*Se não fosse a Lei da Reprodução, não existiria mais vida na Terra.

Como é que iríamos reencarnar se não existissem mais seres humanos? (mostrar figuras de plantas e animais primitivos).

Antes os animais e as plantas também eram muito grosseiros, gigantes. Hoje existem animais e plantas Tb, porém mais delicados.
O mesmo aconteceu com o homem, (mostrar figura homem primitivo e atual).

*Qual a melhor fase vcs acham: a primitiva ou a atual?

Graças a Lei de Reprodução, houve a evolução das espécies.

REFLEXÃO: O mais importante ainda, não é apenas reencarnar, mas saber como viver em família, para evoluirmos. Sempre que pudermos agir com educação, respeito, companheirismo, ajuda mútua, estaremos ajudando a tornar nosso lar em um lar de amor.

Avaliação: Recorte de plantas, animais e homem e fazer um painel com o título: Lei de Reprodução.

4 comentários:

  1. Ótima aula. Parabéns.linguagem simples, direta e de fácil compreensão pelas crianças.Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Ótima aula. Parabéns.linguagem simples, direta e de fácil compreensão pelas crianças.Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Consuelo, muito obrigada por disponibilizar essa aula! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Gratidão por compartilhar.

    ResponderExcluir