quinta-feira, 22 de abril de 2010

AULA: FAMÍLIA
Objetivos:- Refletir com as crianças sobre a sua família e comentar os diferente tipos de família.

Conversar sobre as famílias das crianças: como é formada, quantas pessoas moram com eles, quem são, etc..
As pessoas vivem em grupos. Nós precisamos uns dos outros para viver, portanto, fazemos parte e vivemos em diferentes grupos.
- Apresentar às crianças fotos de diferentes famílias que vivem e se organizam de diferentes formas. Fazer uma conversação com a turma sobre as diferenças e semelhanças.
Exemplo de famílias: - Crianças que vivem com pai e mãe,
- Crianças que vivem só com a mãe,
- Crianças que vivem com a mãe que tem uma companheira,
- Crianças que vivem só com o pai,
- Crianças que vivem com o pai que tem um companheiro,
- Crianças que vivem com avós, tios,
- Crianças que vivem com a mãe e padrasto,
- Crianças que vivem com o pai e madrasta,
- Crianças que vivem em orfanatos,
- Crianças que vivem nas ruas.

*Pedir que cada criança fale dos costumes da sua família: como qual o divertimento da família no fim de semana, se fazem caminhadas, se vão à casa de amigos ou se não saem.- Pedir para as crianças desenharem suas famílias, fazer uma exposição, cada criança socializa o seu desenho, após, colar no mural.

A família é composta por pai, mãe e irmãos, tios, tias, avós e avôs; pai, filho; mãe e filho. Existem diferentes tipos de famílias, pois não se vê apenas a família tradicional.A família é o primeiro espaço afetivo que a criança recebe e que se relaciona. É a família que vai socializando, estruturando valores e a formação da criança.
- Como é a cooperação na sua família? O que você faz?O pai, mãe cada um tem o seu papel para ter um bom relacionamento. é importante a cooperação para que haja a harmonia entre todos.

Em seguida, a professora solicita que as crianças escrevam em uma folha em branco as pessoas que fazem parte de sua família. Após, trocam as folhas entre os colegas para que eles vejam os diferentes tipos de família.- Depois, a professora orienta a turma para representar a família e organiza um teatro. Sendo que a professora deverá levar tecido, maquiagem e bastante sucata que poderá ser utilizada pelas crianças na representação.- A família terá filhos, pai, mãe, avós (depende de cada membro que apareceu nos textos). E, as crianças montarão o texto do teatro e as situações para a representação ( pois os textos criados pelas crianças e o texto coletivo ajudará na vivência).

Nenhum comentário:

Postar um comentário