terça-feira, 14 de junho de 2011

O Evangelho Segundo o Espiritismo

Capitulo XII

Amai os vossos inimigos

*Pagar o mal com o bem

*Os inimigos desencarnados

*Se alguém vos bate na face direita, apresenta-lhe também a outra.

Instruções dos Espíritos

*A vingança

*O ódio

* O duelo

Item 5 e 6- Os inimigos desencarnados

5. Tem o espírita ainda outros motivos de indulgência para com seus inimigos. Sabe ele, primeiro, que a maldade não é o estado permanente dos homens; Que ela se deve a uma imperfeição momentânea, e que, do mesmo modo que a criança se corrige dos seus defeitos, o homem mau reconhecerá um dia seus erros e se tornará bom.

Sabe ainda que a morte não o livra senão da presença material de seu inimigo, mas que este pode persegui-lo com o seu ódio, mesmo depois de ter deixado a Terra; Que, assim, a vingança falha no seu objetivo e, ao contrário, tem por efeito produzir uma irritação maior que pode continuar de uma existência a outra. Cabe ao espiritismo provar, pela experiência e pela lei que rege as relações do mundo visível e do mundo invisível, que a expressão: Apagar o ódio com o sangue é radicalmente falsa, e o que é verdadeiro, é que o sangue conserva o ódio, mesmo além do tumulo; De dar, por conseguinte, uma razão de ser efetiva e uma utilidade prática ao perdão, e a sublime máxima do Cristo: “Amai os vossos inimigos”. Não há coração tão perverso que não seja tocado de bons procedimentos, mesmo inconscientemente; Pelos bons procedimentos tira-se pelo menos todo pretexto de represálias; De um inimigo pode-se fazer um amigo, antes e depois da sua morte. Pelos maus procedimentos, ele se irrita, e é então que ele próprio serve de instrumento à justiça de Deus para punir aquele que não perdoou.

6. Pode-se, pois, ter inimigos entre os encarnados e entre os desencarnados; Os inimigos do mundo invisível manifestam sua malevolência pelas obsessões e pelas subjugações das quais tantas pessoas são alvo, e que são uma variedade das provas da vida; Essas provas, como as outras, ajudam ao adiantamento e devem ser aceitas com resignação, e como consequência da natureza inferior do globo terrestre; Se não houvesse homens maus na Terra, não haveria Espíritos maus ao redor dela. Se, pois, deve-se ter indulgencia e benevolência para com os inimigos encarnados, devemos tê-la igualmente para com aqueles que estão desencarnados.

Outrora, sacrificavam-se vitimas sangrentas para apaziguar os deuses infernais, que não eram outros senão os Espíritos maus. Aos deuses infernais sucederam os demônios, que são a mesma coisa. O espiritismo veio provar que esses demônios não são outros senão as almas de homens perversos, que não se despojaram ainda dos instintos materiais; Que não se pode apaziguá-los senão pelo sacrifício de seu ódio, quer dizer, pela caridade; Que a caridade não tem apenas por efeito impedi-los de fazer o mal, mas de os conduzir no caminho do bem, e de contribuir para a sua salvação. É assim que a máxima: “Amai os vossos inimigos”, não está circunscrita ao circulo estreito da Terra e da vida presente, mas se integra na grande lei da solidariedade e da fraternidade universais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário