Milhares de gifs e imagens para seus recados do orkut!
AULAS PARA A EVANGELIZAÇÃO INFANTIL
ALGUMAS IDÉIAS PARA SEREM TRABALHADAS
ADAPTAR ÀS IDADES
Lei de CONSERVAÇÃO E DESTRUIÇÃO.
IDÉIA NÚMERO 1: perguntar aos evangelizando o que eles pensam sobre a seguinte questão:
"O uso dos bens da Terra é um direito de todos os homens?”
Após as respostas, mostrar que O Livro dos Espíritos, Parte Terceira, Capítulo V, esclarece sobre as relações do homem com a natureza.
711. O uso dos bens da Terra é um direito de todos os homens?
"Esse direito é consequente da necessidade de viver. Deus não imporia um dever sem dar ao homem o meio de cumpri-lo.”
706. Por bens da Terra unicamente se devem entender os produtos do solo?
”Por bens da Terra se deve, pois, entender tudo de que o homem pode gozar neste mundo”.
Lei de Conservação e o desperdício
* Reconhecer que o desperdício é um gesto de egoísmo e de desrespeito à natureza e ao próximo;
* Identificar as atitudes de desperdícios que praticamos todos os dias;
* Construir um quadro de ações que evitem o desperdício.
IDÉIA NÚMERO 2: Realizar o Jogo da Vida (antiga Forca), com a palavra :
"Desperdício". Discutir com a turma o significado da palavra.
Obs.: o Jogo da Vida utiliza a mesma sistemática do Jogo Forca, mas no lugar de desenhar o bonequinho quando as crianças erram a letra, deve ser desenhado quando elas acertam, com o objetivo de concluir o desenho do bonequinho. Quem acertar a palavra vai ao quadro e completa o desenho. As crianças gostam muito! O desenho pode ser iniciado pelos pés, ou pela cabeça.
IDÉIA número 3: propor a elaboração individual (ou em grupos) de um quadro: Desperdícios x Ações para Evitar.
Levar folhas de ofício com as duas colunas escritas (Desperdícios x Ações para Evitar). Pedir que cada criança ou grupo complete o quadro, que pode ser comentado no grande grupo ao final.
Exemplos que podem surgirem na aula:
* Desperdício de água - não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, banhos mais rápidos, não deixar torneiras pingando, não usar a água como vassoura para lavar as calçadas.
* Não deixar comida no prato - servir apenas o que vai comer ou em pequenas quantidades.
* Não deixar as roupas amarelarem no armário sem uso - doar as roupas que não nos servem mais ou que não são usadas.
* Guardar brinquedos que não usamos mais - doar às crianças que não tem brinquedos para que elas possam brincar.
* Lâmpada acessa ou TV ligada mesmo sem ninguém no ambiente – apagar a luz, desligar a TV se ninguém estiver assistindo.
IDÉIA NUMERO 4: DESTRUIÇÃO NECESSÁRIA E ABUSIVA
Levar a criança a entender que a lei de destruição é uma lei de Deus.
Gravuras
Mostrando a natureza se transformando
Ex: tempestade, vulcão, furacão·.
Mostrando a natureza destruída desnecessariamente pelo homem
Ex: os elefantes, pássaros, jacarés, baleia, etc.·
Introdução: Pedir para que as crianças identifiquem
Onde está a destruição abusiva?
Onde está a destruição necessária?
Desenvolvimento: Conversação
Falar da destruição que acontece na natureza e que faz parte da evolução.
Exemplos: Os animais destruindo-se por necessidade de sobrevivência.
As tempestades, os vendavais que renovam a atmosfera.·.
Destruição abusiva: - toda aquela que mata sem necessidade, que derruba árvores e que leva o homem a destruir por ganância, egoísmo, maldade, falta de amor a Deus.
IDÉIA NÚMERO 5: Dividir a sala em grupos. Levar cartolina, sucatas, revistas, cola, tesoura etc. Pedir aos evangelizando que façam cartazes, dividindo a cartolina ao meio e, em uma metade, fazer sobre destruição abusiva e, na outra, sobre a necessária.
IDÉIA NÚMERO 6-DINAMICA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário