domingo, 5 de junho de 2011



Milhares de gifs e imagens para seus recados do orkut!




AULAS PARA A EVANGELIZAÇÃO INFANTIL

ALGUMAS IDÉIAS PARA SEREM TRABALHADAS

ADAPTAR ÀS IDADES

Lei de CONSERVAÇÃO E DESTRUIÇÃO.



IDÉIA NÚMERO 1: perguntar aos evangelizando o que eles pensam sobre a seguinte questão:

"O uso dos bens da Terra é um direito de todos os homens?”

Após as respostas, mostrar que O Livro dos Espíritos, Parte Terceira, Capítulo V, esclarece sobre as relações do homem com a natureza.

711. O uso dos bens da Terra é um direito de todos os homens?

"Esse direito é consequente da necessidade de viver. Deus não imporia um dever sem dar ao homem o meio de cumpri-lo.”
706. Por bens da Terra unicamente se devem entender os produtos do solo?

”Por bens da Terra se deve, pois, entender tudo de que o homem pode gozar neste mundo”.

Lei de Conservação e o desperdício


* Reconhecer que o desperdício é um gesto de egoísmo e de desrespeito à natureza e ao próximo;

* Identificar as atitudes de desperdícios que praticamos todos os dias;

* Construir um quadro de ações que evitem o desperdício.

IDÉIA NÚMERO 2: Realizar o Jogo da Vida (antiga Forca), com a palavra :

"Desperdício". Discutir com a turma o significado da palavra.

Obs.: o Jogo da Vida utiliza a mesma sistemática do Jogo Forca, mas no lugar de desenhar o bonequinho quando as crianças erram a letra, deve ser desenhado quando elas acertam, com o objetivo de concluir o desenho do bonequinho. Quem acertar a palavra vai ao quadro e completa o desenho. As crianças gostam muito! O desenho pode ser iniciado pelos pés, ou pela cabeça.

IDÉIA número 3: propor a elaboração individual (ou em grupos) de um quadro: Desperdícios x Ações para Evitar.

Levar folhas de ofício com as duas colunas escritas (Desperdícios x Ações para Evitar). Pedir que cada criança ou grupo complete o quadro, que pode ser comentado no grande grupo ao final.
Exemplos que podem surgirem na aula:

* Desperdício de água - não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, banhos mais rápidos, não deixar torneiras pingando, não usar a água como vassoura para lavar as calçadas.

* Não deixar comida no prato - servir apenas o que vai comer ou em pequenas quantidades.

* Não deixar as roupas amarelarem no armário sem uso - doar as roupas que não nos servem mais ou que não são usadas.

* Guardar brinquedos que não usamos mais - doar às crianças que não tem brinquedos para que elas possam brincar.

* Lâmpada acessa ou TV ligada mesmo sem ninguém no ambiente – apagar a luz, desligar a TV se ninguém estiver assistindo.

IDÉIA NUMERO 4: DESTRUIÇÃO NECESSÁRIA E ABUSIVA

Levar a criança a entender que a lei de destruição é uma lei de Deus.

Gravuras
Mostrando a natureza se transformando
Ex: tempestade, vulcão, furacão·.

Mostrando a natureza destruída desnecessariamente pelo homem
Ex: os elefantes, pássaros, jacarés, baleia, etc.·

Introdução: Pedir para que as crianças identifiquem
Onde está a destruição abusiva?
Onde está a destruição necessária?

Desenvolvimento: Conversação
Falar da destruição que acontece na natureza e que faz parte da evolução.

Exemplos: Os animais destruindo-se por necessidade de sobrevivência.

As tempestades, os vendavais que renovam a atmosfera.·.

Destruição abusiva: - toda aquela que mata sem necessidade, que derruba árvores e que leva o homem a destruir por ganância, egoísmo, maldade, falta de amor a Deus.

IDÉIA NÚMERO 5: Dividir a sala em grupos. Levar cartolina, sucatas, revistas, cola, tesoura etc. Pedir aos evangelizando que façam cartazes, dividindo a cartolina ao meio e, em uma metade, fazer sobre destruição abusiva e, na outra, sobre a necessária.

IDÉIA NÚMERO 6-DINAMICA:

Um quadrado feito de papel (ou outra sugestão): Os lados desse quadrado terão figuras representando o Céu, Terra e Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário