terça-feira, 12 de julho de 2011




Sono e os Sonhos


Um terço de nossas vidas passamos em repouso, dormindo.

Organicamente a nossa constituição biológica exige repouso sistemático, necessário a reorganização molecular. A esse repouso sistemático denominamos “sono”.


Um dos momentos mais sagrados é o momento do repouso. Nesse momento nosso espírito ausenta-se "parcialmente" da matéria alcançando esferas onde buscará seus afins. Ou seja, outros espíritos e ambientes.


Como está descrito no Evangelho Segundo o Espiritismo, "o sono foi dado ao homem para a reposição das forças orgânicas e morais. Enquanto o corpo recupera as energias que perdeu pela atividade no dia anterior, o espírito vai se fortalecer entre outros espíritos".


Por isso a importância de termos uma conduta moral aplicada, com as companhias, leituras e músicas. Nossas companhias do dia serão as da noite, ou seja, o nosso pensamento vai atrair espíritos encarnados ou desencarnados que tenham a mesma sintonia que a nossa.


Cap. VIII LE EMANCIPAÇÃO DA ALMA

QUEM NECESSITA DO SONO O CORPO OU O ESPÍRITO?

R= O CORPO

QUAL A CAUSA DOS SONHOS?

R=OCORREM DEVIDO AO AFROUXAMENTO DOS LAÇOS QUE UNEM O ESPÍRITO AO CORPO FÍSICO. (PERISPÍRITO)


LE- QUESTÃO 401-DURANTE O SONO, A ALMA REPOUSA COMO O CORPO?

_NÃO, O ESPÍRITO JAMAIS ESTÁ INATIVO. DURANTE O SONO, OS LAÇOS QUE O UNEM AO CORPO SE RELAXAM, E O CORPO NÃO NECESSITA DO ESPÍRITO. ENTÃO ELE PERCORRE O ESPAÇO E ENTRA EM RELAÇÃO MAIS DIRETA COM OS OUTROS ESPÍRITOS.


O PERÍSPIRITO TEM PONTOS DE CONTATOS COM O CORPO FÍSICO. QUANDO ESTE ESTÁ EM ESTADO DE VIGÍLIA ESSES LAÇOS ESTÃO POR ASSIM DIZER MAIS APERTADOS E QUANDO O CORPO ADORMECE ELE NÃO PERDE O CONTATO, MAS FICA POR ASSIM DIZER MAIS FROUXO, MAIS DISTANTE, E ISSO FAZ COM QUE TENHAMOS UMA EXPERIENCIA ESPIRITUAL E DEPOIS COM O DESRPERTAR DO CORPO QUANDO O ESPÍRITO RETORNA TUDO O QUE O ESPÍRITO VIVEU VEM NA LEMBRANÇA COM O NOME DE SONHO.


LE-QUESTÃO -402. Como podemos apreciar a liberdade do Espírito durante o sono?

“Pelos sonhos. Acredite, enquanto o corpo repousa, o Espírito dispõe de mais faculdades do que no estado de vigília. Lembra-se do passado e algumas vezes prevê o futuro. Adquire maior energia e pode entrar em comunicação com os demais Espíritos, seja neste mundo, seja em outro. Dizes frequentemente: Tive um sonho bizarro, um sonho horrível, mas que não tem nada de verdadeiro. Enganas-te. É frequentemente uma lembrança dos lugares e das coisas que viste ou que verás em outra existência ou em outro momento.”

Durante o sono, o espírito, liberto, procura os seus afins, e se liga àquilo que lhe interessa, de acordo com seu grau evolutivo. Os mais inferiores geralmente ficam mais ligados ao corpo e as suas sensações, pouco se afastando – até pela ignorância. Os espíritos mais evoluídos podem entrar em contato com o mundo espiritual e lá encontrar seus afetos, seu espírito protetor ou parentes e amigos que já desencarnaram (se ambos estiverem em condições e com merecimento para isso). Também é possível estudar, aprender, ouvir palestras e até trabalhar em favor dos outros, além de encontrar outros encarnados, que também estão dormindo.


Os sonhos podem ser:

Descrição: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/sonosonhoboton.gif Fisiológicos: refletem o que sentimos no corpo físico. Se estivermos com frio, sonhamos que estamos em meio à neve, por exemplo.

Descrição: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/sonosonhoboton.gif Psicológicos: são resultados de nossos pensamentos, interesses e preocupações. Se tivermos um problema a resolver é comum sonhar com a situação.

Descrição: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/sonosonhoboton.gif Espirituais: são as lembranças (às vezes simbólicas ou não muito exatas) do que vimos, sentimos ou fizemos, em espírito, enquanto dormíamos. Esses sonhos são mais nítidos e, geralmente, coloridos.

Descrição: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/sonosonhoboton.gif Repetitivos: são, muitas vezes, reflexos de alguma dificuldade que já vivenciamos, nesta ou nas reencarnações passadas. Não significa que vai acontecer de novo, apenas que foi uma experiência difícil e importante.

Descrição: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/sonosonhoboton.gif Premonitórios: podem acontecer, mas são raros. O mais comum é sonhar com algo que nos preocupa, como por exemplo, um parente vai viajar e ficamos preocupados e sonhamos com um acidente. Pode ser também um aviso da espiritualidade para que a pessoa tome mais cuidado ao dirigir porque a estrada está esburacada.·.

Nenhum comentário:

Postar um comentário