






O importante é bem viver

Sim, seu corpo apenas, pois de seu Espírito jamais conseguiram sequer chegar perto seus acusadores. Obviamente se tratava de uma condenação injusta. Injustiça dos homens, mas que o filósofo aceitou com tranqüilidade e segurança.

A dificuldade única estava em convencê-lo de que deveria escapar. Se me provarem por argumentos racionais, que devo fugir, fugirei. - Disse aos discípulos preocupados.

Ao que ouviram como resposta: A única coisa que importa é viver honestamente, sem cometer injustiças, nem mesmo em retribuição a uma injustiça recebida.

Ninguém, nem os amigos e nem mesmo a esposa, que o visita uma última vez, com os filhos, conseguem convencê-lo a ir contra sua consciência.

Platão narra que, finalmente, chega o carcereiro com a cicuta. Sócrates toma o veneno num gole só. Os amigos soluçam. Ainda tem tempo de consolá-los em seus últimos segundos de vida corporal: Não, amigos, tudo deve terminar com palavras de bom augúrio: permanecei, pois, serenos e fortes.

A vida do corpo de alguns lhes foi tirada, mas de nenhum deles se conseguiu matar virtudes, os seus ensinos ou a integridade de caráter. Não estamos aqui, na Terra, para viver apenas - que fique bem claro aos bons vivants do mundo.

Redação do Momento Espírita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário