quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ANALISE DA MUSICA PAIS E FILHOS

Diz um ditado chinês: ‘MAIS IMPORTANTE DO QUE AQUILO QUE ALGUÉM MOSTRA É O QUE O OUTRO VÊ’

Dessa forma a letra dessa musica da banda Legião Urbana pode ser interpretada de varias maneiras porém em um ponto todos nós concordaremos : Houve um suicídio decorrente de conflitos familiares.

Estatuas e cofres. E paredes pintadas.
Ninguém sabe o que aconteceu.
Ela se jogou da janela do quinto andar.
Nada é fácil de entender.
(percebo uma família de classe media alta ainda em choque, confusa, diante de uma tragédia na família. Como entender os motivos que levam um ser humano a cometer um suicídio?)

Dorme agora.
É só o vento lá fora.
(imagino o corpo no chão, algumas pessoas em volta acreditando que possivelmente o suicida agora está em paz! Algumas comentam outras apenas choram em meio a essa cena: O Espírito ouve os choros e as vozes, mas “é só o vento lá fora”.)

Quero colo. Vou fugir de casa.
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo. Tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três.
(aqui a lembrança do Espírito dos momentos de conflitos na família: A expressão do seu desejo de carinho de amor de atenção que talvez fosse ignorado pelos pais e em contrapartida a sua resposta com a rebeldia).

Meu filho vai ter nome de santo.
Quero o nome mais bonito.
(aqui a lembrança dos pais possivelmente de religião católica recordando como ficaram felizes com a chegada de mais um membro da família, daquele ser que agora está ali no chão inerte ou o desejo do próprio ser em relação a como imaginava o seu futuro: ter um filho e dar a ele ou ela o amor e a atenção que não tivera.) ··.

É preciso amar as pessoas como se
Não houvesse amanhã.
Porque se você parar para pensar,
Na verdade não há.
(aqui a grande tomada de consciência: Não deixarmos passar as oportunidades que temos de estarmos com nossos amigos, com nossos entes queridos e expressar a eles de forma clara o nosso amor o nosso carinho para com eles porque se não fizermos isso hoje amanhã talvez isso não seja mais possível. “o amanhã não nos pertence” disse certa vez o mestre Jesus.)
Me diz porque que o céu é azul.
Explica a grande fúria do mundo.
São meus filhos que tomam conta de mim
.(nossos conflitos internos, nossos questionamentos a cerca da vida e a inversão dos valores na família).

Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar.
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar.
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais.
Eu moro com os meus pais
.(aqui percebemos a importância da família, do lar, da necessidade de termos para onde voltar e sobretudo para quem voltar. E aborda também a questão da separação do casal onde os filhos passam a morar com um deles."EU MORO COM A MINHA MÃE MAS MEU PAI VEM ME VISITAR”. Pessoas morando e vivendo nas ruas sem identidades e essa ainda é a realidade de muitos.)

É preciso amar as pessoas como se Não houvesse amanhã. Porque se você parar para pensar, Na verdade não há. (já analisado)

Sou uma gota d'agua
Sou um grão de areia.
(aqui percebo certa revolta “gota d’agua” sou aquele que dou um basta, coloco um fim, parto para a ação, mas eu não estou sozinho, existem outros que tb agem como eu.sou apenas 1 em meio a muitos “sou um grão de areia”).

Você me diz que seus pais não lhe entendem.
Mas você não entende seus pais.
(conflitos entre gerações: Os pais por já terem uma certa vivência tentam impedir que os filhos repitam os seus erros e com isso impedem que os filhos vivam as suas próprias experiências os filhos por sua vez acreditam que essa atitude dos pais os estão impedindo de viver a sua própria vida não encaram como cuidado mas sim como superproteção ou abuso de autoridade.)

Você culpa seus pais por tudo.
E isso é absurdo.
São crianças como você
O que você vai ser, quando você crescer?(
aqui percebo um alerta para todos os filhos (e pais que também são filhos): Assumir as nossas responsabilidades. É muito fácil culpar quem quer que seja difícil mesmo é perceber onde está o nosso erro. Os pais que tentam direcionar os filhos para o progresso, para evolução são também Espíritos com essas mesmas necessidades “são crianças como você” em algum momento eles também se desequilibram, se sentem perdidos, mas isso é natural na caminhada “o que você vai ser quando você crescer?” essa caminhada independe de vc. Ser pai ou filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário