quarta-feira, 5 de maio de 2010



ATA

CONCEITO
Ata é um “documento de registro” no qual se resumem reuniões e assembléias de entidades públicas ou particulares dele constando, portanto, fatos, ocorrências, decisões, resoluções, debates, votações, disposições, normas etc. A ata é a vida da empresa, reunindo todos os atos fundamentais da sua existência e trajetória no mundo empresarial e institucional.

O essencial é lembrar que a ata não é uma transcrição de tudo o que foi falado, mas sim um documento que registra de forma resumida e clara as deliberações, resoluções e demais ocorrências de uma reunião ou outro evento. Aliás, não se redige uma ata: lavra-se, que é o verbo empregado neste tipo de redação comercial ou oficial.

Após assinada pelo secretário e por todos os presentes, a ata constitui prova de que houve a reunião, das decisões nela tomadas e das manifestações de todos os participantes.

Em razão de seu valor jurídico, a ata deve ser lavrada de modo a evitar futuras modificações, razão pela qual não se admite rasuras ou emendas.

SECRETÁRIA X ATA
Secretariar uma reunião é muito mais do que tomar notas e posteriormente preparar e distribuir a ata. O secretário ou a secretária designada precisa exercitar a sua voz ativa, pois pode e deve assumir a responsabilidade de registrar quem está presente, controlar o horário de início e término, solicitar que pontos expostos sem clareza suficiente sejam adequadamente re-expostos ainda durante a reunião, acompanhar as questões não concluídas ao longo da reunião, sumarizando-as antes do encerramento e propondo que se delibere a respeito delas, e muitos outros papéis de grande importância operacional para a reunião.

Mas saber fazer uma boa ata é essencial para que o tiro não saia pela culatra. E não é difícil: embora o grau de formalidade necessária varie em cada organização e categoria de reunião, o formato de uma ata comum é bastante simples.

ELABORAÇÃO
Geralmente, as atas são transcritas pelo secretário, em livro próprio, que deve conter um
termo de abertura e um termo de encerramento, assinados pela autoridade máxima da entidade ou por quem receber daquela autoridade delegação de poderes para tanto; esta também deverá numerar e rubricar todas as folhas do livro.

Quando o Livro de Ata estiver completo, ou seja, quando não houver mais folhas para escrever as atas, deverá ser feito o Termo de Encerramento e aberto um novo Livro Ata.



Permite-se também a transcrição da ata em folhas digitadas, desde que as mesmas sejam convenientemente arquivadas, impossibilitando fraude.




Devido a ter como requisito não permitir que haja qualquer modificação posterior, o seu formato renuncia as quebras de linhas eletivas, espaçamentos verticais e paragrafação, ocupando virtualmente todo o espaço disponível na página;

Ao final da ata o espaço restante na linha deve ser completado com um traço;

Números, valores, datas e outras expressões sempre representados por extenso;

Sem emprego de abreviaturas ou siglas;

Sem emendas, rasuras ou uso de corretivo;

Todos os verbos descritivos de ações da reunião usados no pretérito perfeito do indicativo (disse, declarou, decidiu…);

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

okDevido a ter como requisito não permitir que haja qualquer modificação posterior, o seu formato renuncia as quebras de linhas eletivas, espaçamentos verticais e paragrafação, ocupando virtualmente todo o espaço disponível na página;

okAo final da ata o espaço restante na linha deve ser completado com um traço;

okNúmeros, valores, datas e outras expressões sempre representados por extenso;

okSem emprego de abreviaturas ou siglas;

okSem emendas, rasuras ou uso de corretivo;

okTodos os verbos descritivos de ações da reunião usados no pretérito perfeito do indicativo (disse, declarou, decidiu…);

okCaso a ata esteja sendo registrada diretamente em livro de atas manuscrito, os confortos da edição do texto não estarão disponíveis. Neste caso, se houver erro do Secretário, o mesmo deverá ser imediatamente corrigido sem rasurar ou emendar, mas sim usando o “digo”, como no exemplo: “(…) O diretor propôs adquirir imediatamente vinte mil, digo, trinta mil unidades de matéria-prima (…)”. Caso perceba-se o erro apenas ao final da composição da ata, mas antes que a mesma seja assinada, pode-se retificar no término do texto, como no exemplo: “Em tempo: onde consta ‘vinte mil unidades de matéria-prima’, leia-se ‘trinta mil unidades de matéria-prima”;

okSe a reunião não teve quórum, o secretário deve lavrar a ata assim mesmo, para que o fato fique registrado, sendo que o único fato a registrar é a própria falta de quórum.

Exemplo de ata para falta de quórum:
“Por falta de quórum não houve hoje, cinco de fevereiro de dois mil e nove, reunião de(o) ————-. Eu, (nome do secretário), lavro a presente ata que após lida e aprovada, será assinada. São Paulo, 10 de fevereiro de 2009.——”

okQuanto à assinatura, deverão fazê-lo todas as pessoas presentes ou, quando deliberado, apenas o presidente e o secretário.

PARTES DE UMA ATA

As partes de uma ata variam segundo a natureza das reuniões cujos eventos se registram. Entretanto, as mais importantes e que mais freqüentemente aparecem, além do título e das assinaturas, são as seguintes:

ok_blueAbertura
A abertura é feita com a indicação por extenso do dia, mês, ano e hora da reunião, além do local em que está sendo realizada.

Exemplo:
Aos vinte e cinco dias do mês de março de dois mil e nove, com início às quinze horas e trinta minutos, na sala de reuniões da Empresa XYZ, na Rua Alonso Vianna, ,nº 1254, São Paulo, SP. Reuniram-se…

ok_blueRelação e identificação das pessoas presentes

Exemplo:
Reuniram-se, sob a presidência do Sr. Fulano de Tal e secretariada por Beltrana, os membros da Diretoria Financeira e os Gerentes Comerciais infra-assinados.

ok_blueOrdem do dia
É o relato da reunião propriamente dita. A secretária deve narrar, em ordem cronológica, todos os assuntos tratados e suas decisões.

Exemplo:
Os senhores acionistas, por unanimidade de votos, deliberaram: Ratificar a aprovação do Balanço Patrimonial, Demonstrações Financeiras e Relatório da Administração relativos ao Exercício Social encerrado em 31 de dezenbro de 2008 e, em seguida, pela extinção das atividades da Filial localizada na Avenida Duque, uma vez que a medida atendia aos interesses da sociedade.

ok_blueFecho
O Fecho da ata não muda e ocorre quando todos os assuntos tiverem sidos narrados. Exemplo de Fecho:

Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a sessão e convocou outra sessão para o dia…, às … horas, quando serão julgados os recursos em pauta. E, para constar, lavrei a presente ata que subscrevo e vai assinada pelo Senhor Presidente depois de lida.
São Paulo, … de … de 2009.
(seguem as assinaturas)

Referências:
Almeida, Antonio Luiz Mendes de. Atenciosamente: manual prático de redação comercial e oficial. 5. ed. Garamond.

Campos, Augusto. Modelo de ata – Como secretariar reuniões com efetividade. Disponível em:

Medeiros, João Bosco. Redação Empresarial. São Paulo, Atlas, 1989.


15 comentários:

  1. Parabéns Consuelo! passei muito tempo na NET buscando modelos e ajuda refentes a Criação de Atas e outros. O seu foi o que nos ajudou!
    Muitooooooooo obrigada.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Consuelo! sua definição sobre ata é muita clara e objetiva para uma boa compreenção.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Fico feliz por compartilhar meu texto! Gde abraço.
    www.isecretarias.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Consuelo, procurei bastante na net sobre este tema e era tudo muito vago, sem muitos exemplos ou explicaçoes, o seu blog foi o que mais me ajudou! Vou fazer um trabalho na faculdade usando como referencia o seu blog! Muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  5. eu preciso conseito de recibo

    ResponderExcluir
  6. Parabens, pois seu trabalho é bem objetivo, por tanto ajudou bastante no que eu preciso, obrigada por colaborar conosco, postando um material de excelencia

    ResponderExcluir
  7. Muito complet!!!! parabens!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada! Muito útil e esclarecedor teu material disponível aqui.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelas explicações . Foram muito úteis . Obg.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado consuelo. Gostei da forma comofalaste da acta. É assim quegrandes profissionaisse constroem, partilhando o seu saber. João Sibanga (Moçambique - Beira)

    ResponderExcluir
  11. Brigado ja tive positiva no modulo graças a ti

    ResponderExcluir
  12. a ata tem que ser escrita ou pode ser digitada como assim , ou seja somos um grupo de pessoas que nos reunimos em casa para adorar a Deus e agora vamos celebrar um casamento como registrar em ATA pode registar mesmo nao tendo igreja legalizada

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela dica, ficaram ótimas! Eu estava precisando mesmo de uns exemplos.

    ResponderExcluir