quinta-feira, 23 de julho de 2009

DINAMICAS E BRINCADEIRAS
DINÂMICA A VIAGEM

Objetivos:Definir as prioridades pessoais.
Material:Papel e caneta para cada integrante.
Como Fazer:1. O coordenador pede para que cada pessoa escreva cinco sonhos pessoais de cada um.2. E começa a dizer:a) Lembrando que esses sonhos serão nossa bagagem de uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida, iremos para outro país, numa longa jornada.b) Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa, temos nossa primeira dificuldade, nem todos os nossos sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um.c) Qual deles seria?d) Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outra de lado, ficando somente com três.e) Qual sonho foi abandonado?f) Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a correr atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho, ficando com dois sonhos.g) Qual sonho ficou para trás?h) Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com uma mala, qual sonho deixamos?h) Qual o nosso maior sonho que nunca abandonamos?
Para o plenário: 1. O carro cheio representa a nossa família e ou amigos que nos fazem desistir de alguns sonhos.2. O peso das malas representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho que pelo cansaço desistimos.3. O cachorro tem conotação de perseguição, assim como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos, isso é uma purificação.4. Finalmente a alfândega que significa a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir um único sonho para nossa vida inteira.
Refletir:1. Qual hora foi mais difícil para abandonar um sonho?2. O que me motiva durante as dificuldades?3. Que retribuição devo esperar se seguir corretamente todos os meus passos nesta viagem?4. Qual a retribuição que Deus deu para mim?
Brincadeira: Coloca-se a turma em forma de coluna, quantas necessárias para realizar a atividade na mais perfeita ordem. Os alunos estarão sentados a uma distância de + ou – 1m do colega. Ao sinal do professor todos irão levantar de seus lugares e correrão na direção do colega posicionado atrás do mesmo. Ou seja, o primeiro correrá atrás do segundo, o segundo atrás do terceiro e assim por diante. O último da coluna fugirá de todos!

Leva e traz: Duas colunas, o primeiro de cada coluna dará a mão ao colega que estiver atrás. Ao sinal para iniciar a atividade, os dois deverão correr até um local, em frente à sua coluna, previamente determinado pelo professor. O primeiro pai fica neste local e o segundo volta para buscar o terceiro, e assim sucessivamente até o último aluno da coluna.
Estação – MOTORA. Assopre o algodão: deverão todos os componentes do grupo, assoprar o algodão, sem encostar com nenhuma parte do corpo e sem deixá-lo cair no chão!
O grupo já chega à estação com 30 pontos garantidos, mas cada vez que o algodão cair no chão ou encostar-se a qualquer parte do corpo de um dos componentes, o grupo perde 2 pontos!!!
BOM DIA – MATERIAL: Lenço- LOCAL: Quadra ou pátio- Formação: círculos- Organização: crianças em pé em círculo. Um no meio com os olhos vendados. - Execução: as crianças do círculo caminharão e sendo uma apontada, dirá: Bom dia! Se a criança de olhos vedados identificar a voz do colega, trocará de lugar com este. Quem é identificado mais de três vezes paga prenda.
DINÂMICA: “DA HISTORINHA” Objetivo: Treinar a memorização e atenção.Procedimento: Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver. O líder deve ter em mãos um objeto pequeno e direcionando a todos deve começar a história dizendo: Isto é um... (Ex. cavalo). Em seguida deve passar o objeto à pessoa ao seu lado que deverá acrescentar mais uma palavra a história sempre repetindo tudo o que já foi dito. (Ex. Isto é um cavalo de vestido…), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem da história pagando assim uma prenda a escolha do grupo.
MEU VIZINHO – Desenvolvimento: todos em círculo, o animador começa o jogo dizendo: “O meu vizinho é…” (aqui diz uma qualidade). Conforme a letra que inicia a palavra dita, todos os outros participantes devem dizer palavras que se iniciem com a mesma letra.
Por Ex: se o animador disser: “Meu vizinho é corajoso”, todos os demais jogadores dirão palavras com a letra “C“. Não podem repetir palavras. Terminada a primeira rodada, o animador escolhe outra letra e assim por diante prossegue o jogo.

4 comentários:

  1. Gostei do seu blog. Continue escrevendo, amiga. Isto vai fazer um bem enorme às pessoas que o lêem. Abraços.

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  2. DEUS LHE ABENÇOE AMIGA!

    ESSE BLOG É NOSSO! SEJA SEMPRE BENVINDA!!

    BEIJOS!

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  3. mistica? o misticismo nao tem nada haver com o espiritismo..sou espirita..entre no nosso site www.cead10.com.br e conheça melhor sobre a luz da doutrina

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  4. eu queria saber qual o segredo da dinamica a viagem onde nos temos que escolher um lugar onde queremos ir e o educador diz se pode ir ou nao.

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